Clube da Astronomia – Um Espaço sem Limite - Educação Sesc RJ

Clube da Astronomia – Um Espaço sem Limite

Conheça o Clube da Astronomia Sesc RJ, projeto que promove encontros virtuais que permitem gravações e edições de acordo com as diversas necessidades de divulgação online. 

Há milênios o homem se interessa pelo espaço. Essa curiosidade faz da Astronomia uma das mais antigas ciências naturais. Existem registros em todas as épocas de diferentes povos sobre a lua, cometas, meteoros e aurora boreal. Ficção e realidade se misturam no imaginário popular e estudos desvendam fenômenos científicos.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) defendem a abordagem da Astronomia desde o ensino escolar, porém existe muita contradição quanto ao aprendizado dessa ciência. Há obstáculos desse tema na educação. Diversas pesquisas demonstram o potencial motivador que a Astronomia gera muito além da sala de aula.

A equipe de Arte, Ciência & Tecnologia do Sesc Madureira, através do Programa Educação promove ao longo dos últimos anos, diversas atividades sobre o tema. Agora, essas atividades estão sendo realizadas de forma virtual. E essa plataforma traz uma ótima oportunidade para aumentar o alcance das informações a um público diverso com diferentes idades e perfis.

O Clube de Astronomia promove encontros virtuais que permitem gravações e edições de acordo com as diversas necessidades de divulgação online. Os encontros são aos sábados, às 16 horas. Veja o cronograma de maio:

08/05 – A Lua – Abordagens sobre a lua e outros satélites naturais dos demais planetas.

15/05 – Viagem para Marte – Direto ao planeta mais explorado pelo homem, serão apresentadas muitas curiosidades científicas e pesquisas que estão sendo desenvolvidas.

22/05 – Somos Poeiras de Estrelas – A partir de uma pesquisa, astrônomos sugerem que tanto os seres humanos quanto os astros brilhantes possuem 97% do mesmo tipo de átomos. Será uma discussão e apresentação de alguns mitos sobre estrelas e poeira cósmica.

29/05 – Big Bang – A origem de tudo – Essa é a teoria mais aceita no meio científico. Uma tentativa da física de explicar a origem do Universo. Essa abordagem vai demonstrar o que é essa teoria e por que ela funciona até hoje.

O Projeto Clube de Astronomia vai se estender até junho e o cronograma ainda está sendo desenvolvido pois os participantes também poderão sugerir temas e enriquecer o conteúdo.

Fique por dentro das novidades do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJEducação

Outras Notícias

Ver todas as notícias
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais