Congresso Mundial de Educação no Rio discute desafios e mediações do ensino na era digital

Evento promovido pelo Sesc RJ reunirá especialistas em educação entre 29 e 31 de outubro, no Flamengo.

Como pensar em educação que ousa ir além das metas para a produtividade que marca nosso tempo? Essa é a reflexão proposta pelo Sesc RJ para o 6º Congresso Mundial de Educação, que acontece de 29 a 31 de outubro na sede da instituição, no Flamengo, Zona Sul do Rio. Com o tema “Desafios e potencialidades das mediações do nosso tempo”, o evento gratuito reunirá pesquisadores, professores e representantes de projetos educacionais do Brasil e da América Latina para pensar em práticas, a configuração de espaços acolhedores, a liberdade do brincar, a intencionalidade de uma interação. As inscrições podem ser feitas pelo site congressomundialdeeducacao.com.br.

Ao longo de três dias, o congresso abordará as novas formas de mediação entre o humano, a tecnologia e o conhecimento, destacando experiências que valorizam o diálogo, a escuta e o vínculo como elementos centrais do processo educativo. Palestras, mesas de diálogos e minicursos jogarão luz sobre temas como inclusão, diversidade, transdisciplinaridade e mediação cultural, propondo reflexões sobre o papel da escola e das práticas pedagógicas em tempos de aceleração tecnológica.

Entre os convidados internacionais, o educador Carlos Skliar, pesquisador da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso/Argentina), abrirá o evento com a palestra “A educação como recomeço. Educar entre os nascimentos e os destinos”, em que abordará os fundamentos éticos e filosóficos da educação como prática de reexistência e transformação. Outro destaque é o antropólogo congolês-brasileiro Kabengele Munanga, referência no debate sobre identidade e relações étnico-raciais no Brasil, que encerrará o congresso com a conferência “Que tipo de educação construir?”, propondo caminhos para uma educação antirracista e plural.

A programação também contará com experiências inovadoras de diferentes países da América Latina, como a participação de Carlos Valencia, coordenador pedagógico do Parque Explora, um dos museus de ciência mais visitados da Colômbia, que integrará a mesa “Transdisciplinaridade e Conhecimento Ampliado: Diálogos entre Ciências e Humanidades”. As discussões se complementam com o minicurso “Mediações de Acervos em Arte, Ciência e Tecnologia”, conduzido pelo coletivo Pequeno Lab, e com o encontro “Toda escola é um território: experiências indígenas para Aldear a Educação”, ministrado pela educadora e pesquisadora indígena Martinha Mendonça, que trará ao debate práticas pedagógicas baseadas em saberes ancestrais e comunitários.

Todas as mesas terão mediação de Paulo Foster, coordenador educativo da Escola Brasileira de Tecnologia, especialista em projetos que conectam arte, tecnologia e educação. A programação completa pode ser consultada em congressomundialdeeducacao.com.br.

SERVIÇO:
6º Congresso Mundial de Educação – “Desafios e potencialidades das mediações do nosso tempo”
De 29 a 31 de outubro de 2025
Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo, Rio de Janeiro
Atividades: Palestras, mesas de diálogo e minicursos com educadores e pesquisadores do Brasil e da América Latina
Inscrições e informações: congressomundialdeeducacao.com.br
Grátis

PROGRAMAÇÃO:
Quarta-feira, 29 de outubro
– 10h30 às 12h – Palestra: “A educação como recomeço. Educar entre os nascimentos e os destinos”
Com Carlos Skliar, pesquisador principal da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso/Argentina), especialista em fundamentos da educação, linguagem e inclusão.

– 14h às 15h30 – Mesa de Diálogo: “Inclusão, Diversidade e Justiça Social: Mediações para uma Educação Equitativa”
Participam Maira Costa Ivanir dos Santos (Escola Maria Filipa), Deisilene Souza (Escola Quilombista Dandara) e Priscila Pincos (Centro de Referência de Educação Inclusiva – CREI).
Mediação: Paulo Foster.
As instituições convidadas compartilham experiências que articulam ancestralidade, diversidade e inclusão no ambiente escolar.

– 14h às 15h30 – Minicurso: “Filosofia para as Infâncias”
Com Wallace Lopes, pós-doutor em Filosofia (UFOP) e pesquisador do CNPq.
A proposta introduz práticas de filosofia com crianças, estimulando o pensamento crítico, a escuta sensível e a criatividade por meio de experiências lúdicas e narrativas coletivas.

Quinta-feira, 30 de outubro
– 10h30 às 12h30 – Mesa de Diálogo: “Linguagem e Mediação: Entre Palavras e Presenças”
Com Carol Santos (Instituto Educar+), Moisés Machado (Movimento Sextou) e Ana Cunha (Museu.XYZ)
Mediação: Paulo Foster. Os convidados discutem a importância da mediação e da comunicação afetiva no processo de ensino-aprendizagem.

– 10h às 12h – Minicurso: “Mediações de Acervos em Arte, Ciência e Tecnologia”
Com Filipe Machado e Marrytsa Melo (Pequeno Lab).
A atividade propõe práticas e reflexões sobre mediação cultural e aprendizagem ativa, explorando linguagens que aproximam o público de acervos artísticos e científicos.

– 14h às 15h30 – Mesa de Diálogo: “Transdisciplinaridade e Conhecimento Ampliado: Diálogos entre Ciências e Humanidades”
Com Gean Guilherme (Studio 2050), Rejane Nóbrega e Ana Paula Simonaci (Revista Humanos), e Carlos Valencia (Parque Explora, Colômbia).
Mediação: Paulo Foster.
A mesa propõe um debate sobre inovação, ciência e arte a partir de experiências de laboratórios criativos e iniciativas latino-americanas.

– 14h às 15h30 – Minicurso: “Toda escola é um território: experiências indígenas para Aldear a Educação”
Com Martinha Mendonça, professora indígena Guajajara e doutoranda da UFF.
O encontro aborda práticas pedagógicas inspiradas nas vivências Guarani Mbya, promovendo a ideia de que toda escola é um território de saberes e relações coletivas.

Sexta-feira, 31 de outubro
– 10h às 12h – Palestra: “Que tipo de educação construir?”
Com Kabengele Munanga, antropólogo e referência nos estudos sobre relações raciais e educação no Brasil.
O professor discutirá os desafios da construção de uma educação antirracista e plural, baseada no respeito à diversidade cultural e na valorização da história afro-brasileira.

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

VIII Mostra Sesc de Cinema apresenta olhares plurais do audiovisual contemporâneo

Veja mais

Exposição no terraço do IHGB, na Glória, revela personagens que marcaram a Rio

Veja mais

Festa com roda de samba e aula aberta de Luiz Antonio Simas celebra encerramento do Palavra Líquida

Veja mais

Andréa Beltrão em ‘Lady Tempestade’ integra programação de reabertura do Teatro Sesc Ginástico

Veja mais