Dicas para o Enem 2021

Dicas para o Enem

Nossa equipe de Educação organizou uma série de orientações para que você faça uma boa prova, que este ano está programada para janeiro e fevereiro.

 

O Enem está chegando! Por isso, é muito importante que você conheça algumas dicas e estratégias para se preparar melhor nesta reta final. Mas antes, lembre-se do básico: o Enem é um exame extenso, possuindo 180 questões divididas em quatro áreas do conhecimento, contendo, em cada uma dessas áreas, um grupo de disciplinas. Parece muita coisa, não é mesmo? É tanta matéria que chega a dar um nó de cabeça ou aquele frio na barriga. E, claro, isso sem falar na redação, que às vezes causa muita preocupação. Mas fique tranquilo e siga as dicas a seguir.

Lembre-se de que esse ano a prova está programada para acontecer nos dias 17 e 24 de janeiro, na versão impressa; e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, na versão digital.

Falta pouco, não é? Justamente nesta reta final, muitos alunos entram numa verdadeira corrida contra o tempo, para estudar mais e garantir um melhor desempenho na prova. Por isso, é inevitável que você, em algum momento, se pergunte se ainda dá tempo de estudar ou se é possível se organizar melhor nos estudos.

A boa notícia é que ainda dá sim tempo de estudar, e isso com uma boa organização, sem descuidar da saúde. Para isso, mantenha o foco e o equilíbrio. Uma boa dica para não se perder nos estudos é refazer as questões das provas anteriores, pois assim você consegue se acostumar cada vez melhor com a dinâmica da prova.

Não se esqueça de que o Enem é uma prova diferente porque, mais do que conteúdos em si, exige que você tenha habilidades e competências. Refazendo as provas anteriores, você consegue justamente se adaptar cada vez mais a uma forma de interpretar e de lidar com a prova para que essas habilidades e competências sejam despertadas em você.

E o tempo? Existe um tempo médio que pode guiar a gente na resolução das questões?

Sim, o tempo ideal de resolução deve variar entre um minuto e meio e, no máximo, três minutos – ritmo que também pode ser alcançado resolvendo-se as questões anteriores.

Além disso, você tem, hoje em dia, diversas plataformas gratuitas que podem ser acessadas caso perceba que está com mais dificuldade em determinada área ou em determinado conteúdo.

Como o Enem está acontecendo num período de férias, pode ser que o contato com os professores demore um pouco mais. Fim do mundo? Claro que não! Uma dica é fazer grupos on-line de estudos, como se fossem monitorias nas quais você e seus colegas ajudam uns aos outros nessa caminhada.

E a nossa tão famosa redação? Fique calmo, pois tem solução! Para mandar bem na redação modelo Enem, fique atento aos noticiários, pois isso lhe fornecerá informações importantes acerca das principais problemáticas da sociedade brasileira. Mas por que isso? Justamente porque a redação parte de problemas relacionados à conjuntura brasileira contemporânea.

Além disso, já pensou em relaxar e ao mesmo tempo adquirir conhecimento?

Isso é possível assistindo a alguns filmes, pois, além de promover uma forma de descontrair, essa estratégia pode ajudar na aquisição de repertórios socioculturais. Aí vão algumas dicas: “O milagre da cela sete” (abordando o bullying e a questão das penas de morte), “O poço” (abordando a desigualdade social e a sociedade de consumo) e “Por lugares incríveis” (ressaltando aspectos ligados à saúde mental).

Ainda sobre a redação, lembre-se de que o Enem quer observar a sua capacidade de criar um projeto de texto coerente, argumentativo e atuante na realidade social. Isso quer dizer que o Exame avalia se você sabe não só se posicionar diante de problemáticas da realidade social, mas também mobilizar habilidades capazes de intervir nessas problemáticas.

Como garantir isso? Ah, para isso é só não se esquecer dos pontos fundamentais da sua redação: estabelecer uma tese (um posicionamento) a partir do tema, defender com dois argumentos essa tese e apresentar uma proposta de intervenção.

Outro fato interessante é lembrar que, ainda que o Enem não cobre de maneira obrigatória nenhuma leitura ou nenhum autor, alguns nomes importantes costumam marcar presença na área de Linguagens do Enem, tais como Machado de Assis, Lima Barreto, José de Alencar e Graciliano Ramos. De olho neles!

Por último, mas não menos importante, não se esqueça da sua saúde mental: ela precisa ser cuidada e muito bem cultivada nesta reta final. Isso porque é natural se sentir estressado e ansioso agora, então reserve momentos para descanso e lazer, fazendo atividades que promovam prazer e relaxamento. Mas e aquela história de virar a noite estudando? Nada disso! Você precisa ter uma noite de sono tranquila e com, no mínimo, oito horas de descanso. Ah, e claro, uma boa alimentação é fundamental também.

Confira algumas dicas para o dia da prova:

  • É obrigatório o uso de máscaras, por causa da pandemia do Covid-19.
  • Muita atenção ao horário, para que não haja atrasos.
  • Leve somente os materiais e os documentos necessários.
  • Alimente-se bem antes da prova, evitando alimentos gordurosos e pesados.
  • Escolha levar um lanche saudável e não se esqueça de levar água.
  • Evite materiais eletrônicos, pois eles são proibidos.

Lembre-se sempre de que você não está sozinho e de que tem todas as condições de realizar o Enem com muita competência e tranquilidade. Acredite em você, respire fundo e siga sempre em busca dos seus sonhos. Boa sorte!

 

>> Acompanhe nossas notícias e fique por dentro das iniciativas e novidades do Sesc RJ clicando aqui!

>> Acompanhe nossas redes sociais para saber as novidades da nossa equipe de Educação no InstagramFacebook e Youtube do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais