fórum inclusivo

Fórum Inclusivo on-line abordará a educação inclusiva em tempos de pandemia

2º Fórum Inclusivo – Conversando sobre práticas educativas, promovido pelo Sesc RJ, reunirá especialistas, comunidade escolar, ativistas, influenciadores digitais e pessoas com deficiência para discutirem os desafios e as experiências em educação inclusiva. Músico, youtuber e escritor Marcos Petry (foto) é um dos destaques  

 O Sesc RJ realiza de 13 a 30 de abril a 2ª edição do Fórum Inclusivo – Conversando sobre práticas educativas. O evento on-line reunirá especialistas, comunidade escolar, ativistas, pessoas com deficiência e outros interessados no tema numa programação onde se discutirá a educação inclusiva e os desafios nessa área, que foram ampliados pela pandemia. A participação é gratuita, com algumas atividades abertas e outras limitadas mediante inscrição.

As lives abordarão a questão da inclusão escolar sobre diversos aspectos, como o brincar, a parceria escola e família, a importância das ONGs e os obstáculos na aprendizagem. Também haverá palestras e rodas de conversa com relatos de experiência de práticas escolares inclusivas e a participação de profissionais que desempenham ativismo em prol da causa.

Quem abrirá o evento, no dia 13/4, às 15h, será Márcia e Hiram Fortes, mãe e filho participantes do Sesc+ Infância, projeto de educação complementar do Sesc RJ. Por meio de relatos de experiência, falarão do desenvolvimento integral de crianças com necessidades educacionais específicas. Em seguida, às 17h, a arte educadora Carla Giovana, que atua na Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa, falará sobre expressão, subjetividade e possibilidades.

Outro destaque da programação é a participação da coordenadora do Observatório sobre Inclusão em Educação e Direitos Humanos (UFF/INFES), Jacqueline Gomes, que ampliará a importância do diálogo da universidade com a sociedade a partir das pesquisas em Sociologia do Diagnóstico. PHD em Bioética, a pesquisadora realiza, dia 23/4, a palestra “O laudo que é meu, a deficiência que é nossa: ensinar para diagnósticos ou ensinar para pessoas?”

Influenciadores e ativistas falam de suas experiências

A jornalista Mariana Rosa, ativista pelos direitos das pessoas com deficiência e integrante do Coletivo Helen Keller, faz palestra no dia 26/4. A consultora e educadora falará sobre os “Caminhos para uma escola anticapacitista”.

No dia 27/4, a escritora e economista Glaucia Batista é uma das convidadas de uma roda de conversa sobre o processo de ensino e aprendizagem de crianças com necessidades educativas específicas. Mãe de duas crianças diagnosticadas com transtornos do neurodesenvolvimento, ela mantém o perfil Humaninhos TDL (@humaninhostdl) no Instagram onde trata do assunto e de questões raciais.

O escritor, palestrante e músico Marcos Petry apresenta no dia 29/4, a palestra “O caminhar de um Jovem Autista – Aprendizagens e Possibilidades” . O profissional se dedica a compartilhar suas experiências com o público: presencialmente, por obras literárias e seu canal no YouTube, “Diário de um Autista”. Veja a programação completa em clicando aqui.

 

Serviço:
2º Fórum Inclusivo – Conversando sobre práticas educativas
De 13 a 30 de abril
Plataformas digitais e redes sociais do Sesc RJ
Grátis
Consulte os detalhes da programação completa clicando aqui.

Fique por dentro das novidades do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJEducação

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
Movimento Rio de Mãos Dadas RMD

Bicampeão olímpico Giovane Gávio apresenta live sobre a importância do esporte na formação de estudantes

Veja mais
clube sesc do livro

Clube Sesc do Livro: Literatura em Casa!

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ - Doações - Morro do Turano

Mesa Brasil Sesc RJ: Três toneladas de biscoitos doadas para famílias do Morro do Turano

Veja mais
arte em cena - A pequena ponte entre a gula e a luxuria

Arte em Cena: Atriz Natasha Jascalevich, de ‘Amor de Mãe’, apresenta performance on-line

Veja mais