Gincana Gamer Sesc 2021

Gincana virtual vai mobilizar comunidade gamer do estado

Desafios diários durante todo o mês de maio vão abordar a cultura gamer e temas relacionados à arte, ciência e tecnologia

O Sesc RJ realiza em maio o “Desafio Game Sesc”, uma gincana virtual que que vai mobilizar os fãs de jogos eletrônicos do estado. Serão 30 dias ininterruptos de desafios online que vão testar as habilidades e conhecimentos dos jovens no campo da cultura gamer ao mesmo tempo em que transmitirão conteúdos educativos sobre arte, ciência e tecnologia. Para participar, o jogador deve seguir o perfil da gincana no Instagram (@desafiogamesesc), onde serão publicadas as regras e todos os detalhes da competição.

Os desafios diários serão divididos em três categorias – Artes, Ciências e Tecnologia -, mas será nos games que o participante encontrará as respostas. A ideia é estimular nos jogadores competências socioemocionais como colaboração, curiosidade e criatividade, e fomentar o pensamento crítico sobre os temas propostos. Além disso, o projeto se propõe a ser uma atividade de entretenimento que reúna as famílias e também favoreça a interação entre os jovens nesse momento de pandemia e distanciamento social.

Em abril do ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a utilização dos games para que as pessoas ficassem em casa, o que gerou a campanha #PlayApartTogether (jogar separados, mas juntos).

Além de participar por meio do perfil oficial do desafio, os participantes vão interagir com os perfis no Instagram de 12 unidades do Sesc RJ, por isso é esperada a participação de gamers de diferentes regiões do estado. As unidades participantes são Tijuca, Engenho de Dentro, Madureira e Ramos, São João de Meriti, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Teresópolis, Nova Friburgo, Barra Mansa e Três Rios. Cada uma poderá reconhecer 6 vencedores, portanto, ao final do desafio, serão concedidos 72 títulos de Mestre Gamer, o grande prêmio da competição.

A ação foi desenvolvida pela For Games, empresa especializada em ações que incentivam o uso de games para o ensino e como uma oportunidade de carreira para os jovens brasileiros. De acordo com a empresa, o reconhecimento na forma de um “título” é somente uma maneira de registrar o esforço, engajamento e literacia gamer dos participantes. Não confere nenhum retorno financeiro ou vantagem pessoal.

REGRAS

Resumo Geral

– O desafio acontecerá de 1º a 30 de maio, apenas nas plataformas do Instagram e Facebook.

– Para participar basta seguir o perfil oficial do Desafio Game Sesc @desafiogamesesc e realizar os desafios que serão postados.

– Trinta dias ininterruptos de desafios diários no perfil oficial do projeto, no perfil sede do SESC e em unidades Sesc predeterminadas.

– Cada desafio apresenta a sua condição e valor em termos de pontos (estrelas).

– O mesmo desafio não pode ser feito duas vezes, mesmo que de maneira diferente.

– Cada participante pode fazer quantos e quais desafios quiser, mas só pode marcar uma unidade do Sesc por desafio, além de marcar o perfil oficial do Desafio @desafiogamesesc. As duas marcações são obrigatórias.

– Cada unidade possui um número limite de desafios que pode receber. Ao atingir esse limite, a unidade não receberá novos desafios.

– Desafios que não seguem as regras serão desconsiderados.

– Ao realizar qualquer um dos desafios, o @desafiogamesesc entra em contato com o participante para informar que ele está fazendo parte do Desafio Game Sesc. Nesse momento será oferecido que ele participe do Close Friends do Desafio, totalmente gratuito aos participantes.

– Só podem participar do Close Friends do perfil oficial do Desafio aqueles que concluírem o cadastro no link disponibilizado para todos os participantes.

– Neste Close Friends, além de dicas sobre como completar determinados desafios, o gamer também terá acesso aos limites de cada unidade. Ele poderá ver a % de cada unidade em relação ao limite de desafios.

– O desafio é individual, mas nada impede que o participante trabalhe com a família e amigos.

– As unidades que atingirem o limite passam a dar dicas de como resolver outros desafios além de prévias de desafios.

– O limite de cada unidade é relativo à quantidade de participantes e a fase que se encontra o Desafio.

– A premiação dos vencedores aumenta conforme mais unidades atingem os limites.

Exemplo: Se 1 unidade atingir o limite, só 2 gamers vão ser reconhecidos Mestre Gamers por essa unidade. Se as 12 unidades atingirem os limites, cada unidade irá reconhecer 6 Mestre Gamers. A quantidade de títulos Mestre Gamers depende da quantidade de unidades no limite.

– Ao final do desafio, as unidades anunciam os que mais somaram estrelas. Entendemos que nem todos são artistas e o objetivo aqui não é testar competências, por isso, não é sobre qualidade, é sobre esforço e engajamento.

– A premiação principal é o reconhecimento e valorização da cultura gamer. Não é sobre ser o melhor, mas valorizar o melhor que cada um pode contribuir. Os nomes dos melhores são compartilhados nos perfis das unidades. Exemplo: os 6 melhores da Tijuca são compartilhados no perfil da Tijuca. Além disso, os melhores trabalhos desses participantes também podem ser compartilhados nas redes da SEDE e no perfil oficial do desafio.

– Outras premiações podem surgir ao longo da competição, porém não haverá premiação de valor monetário significativo.

– Caso exista empate, poderemos aumentar o número de títulos que a unidade com o empate concede.

– Não julgamos a qualidade do desafio, somente o preenchimento (ou não) dos critérios. Porém, desafios de alta qualidade podem ser compartilhados pelo perfil do Desafio Game Sesc e os perfis do Sesc.

– O participante só poderá receber a premiação se realizar o cadastro. Caso o participante vença e decida não fazer o cadastro, ele perde sua classificação.

>> Fique por dentro das novidades do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJEducação

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais