Grafite, dança e rima: Sesc Nova Friburgo vira laboratório imersivo de hip hop

Evento nesta sexta-feira (29/08) receberá o coreógrafo Douglas Felizardo, a equipe de danças urbanas da Laborative, os rappers e MCs da Batalha do Alto e o grafiteiro Maicon Tosth. Entrada gratuita.

O Sesc Nova Friburgo inicia, este mês, um projeto que vai transformar a unidade em um laboratório cultural dedicado ao hip hop. Com edições mensais realizadas sempre na última sexta-feira de cada mês, o projeto vai promover vivências, diálogos e formação em torno das linguagens desse movimento cultural na cidade. A participação do público é gratuita.

A primeira edição acontece na próxima sexta-feira (29/08), das 16h às 20h, e traz como destaque a palestra “Das ruas às raízes: a origem do hip hop e sua conexão afro-diaspórica”, com Douglas Felizardo, diretor da Laborative Dance Connect. Reconhecido por sua trajetória como dançarino, coreógrafo e educador, com passagens por eventos como o Rock in Rio, a Copa América e turnês internacionais com o Grupo de Rua, Douglas irá compartilhar sua vivência no hip hop como ferramenta de identidade e transformação.

O dia também contará com uma vivência artística promovida pelo coletivo Batalha do Alto, movimento cultural atuante em Friburgo que tem se consolidado como espaço de expressão para jovens MCs e artistas locais. Também participam o grafiteiro Maicon Tosth, referência na arte urbana friburguense, com intervenções visuais que misturam ancestralidade, crítica social e afrofuturismo, e a equipe Laborative, responsável por uma potente vivência de danças urbanas com foco em empoderamento, corpo e território.

O projeto do Sesc, chamado ACT Ritmos da Rua: Resistência, Formação e Cultura Afro-Diaspórica, propõe uma experiência imersiva e educativa que reconhece o hip hop como uma manifestação artística complexa e multifacetada, marcada por sua potência política, sua origem nas culturas afro-diaspóricas e sua capacidade de gerar transformação social. Cada encontro contará com palestras, vivências formativas e intervenções artísticas, reunindo artistas, educadores, coletivos e o público em geral para refletir, aprender e criar.

Ao longo das edições, temas como ancestralidade, inovação, diversidade e empoderamento serão tratados em ciclos temáticos, sempre articulando formação e fruição cultural. As ações formativas são estruturadas para desenvolver competências artísticas, fortalecer redes de criação e promover a circulação de saberes periféricos. A programação é gratuita e aberta a todos os públicos, especialmente jovens, estudantes, educadores e coletivos culturais da cidade e da Região Serrana.

SERVIÇO:
Projeto ACT Ritmos da Rua
Dia: 29 de agosto de 2025, das 16h às 20h
Local: Sesc Nova Friburgo – Av. Pres. Costa e Silva, 231, Centro (no galpão do Sesc +Educação)
Entrada gratuita

PROGRAMAÇÃO:

  • 16h às 17h: Palestra “Das ruas às raízes: a origem do hip hop e sua conexão afro-diaspórica”, com Douglas Felizardo
    Descrição: Especialista contextualiza o surgimento do movimento e sua evolução, enfatizando a herança cultural.
  • 17h às 18h: Vivência artística – Grafite com Maicon Tosh
    Descrição: Criação ao vivo de grafite com interação, troca de ideias sobre as técnicas e processos de criação.
  • 18h às 19h30: Cypher com a Batalha do Alto
    Descrição: Sessão aberta para rappers e MCs interagirem e expressarem suas narrativas de forma espontânea.

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

VIII Mostra Sesc de Cinema apresenta olhares plurais do audiovisual contemporâneo

Veja mais

Exposição no terraço do IHGB, na Glória, revela personagens que marcaram a Rio

Veja mais

Festa com roda de samba e aula aberta de Luiz Antonio Simas celebra encerramento do Palavra Líquida

Veja mais

Andréa Beltrão em ‘Lady Tempestade’ integra programação de reabertura do Teatro Sesc Ginástico

Veja mais