racismo

Projeto Consciências – Lutando contra o racismo

Por Jacqueline Santos, Assistente de Arte, Ciência e Tecnologia, e Adriano Rocha, Analista de Educação

A humanidade tem atravessado grandes desafios nos últimos anos. Os cenários mundiais de manifestação de racismo, preconceitos e de desigualdades exacerbados, têm colocado em xeque atitudes como a solidariedade, generosidade, empatia, respeito e o senso de coletividade… Estas atitudes precisam ser reiteradas, fomentadas e praticadas exaustivamente, frente aos cenários que se apresentam…

Mas será que estão todos dispostos a reaprender para construirmos um mundo melhor? Um mundo livre de preconceitos e mazelas? O que a nossa consciência tem a ver com isso? A partir da tomada de consciência sobre a realidade podemos nos tornar pessoas melhores? E afinal, você já se perguntou: o que é consciência?

 

Breve reflexão sobre consciência
Sua origem está no vocábulo latim conscientia: conhecimento de algo partilhado com alguém. Na língua portuguesa, o termo “consciência” tem, pelo menos, dois sentidos: descoberta ou reconhecimento de algo, seja algo exterior, como um objeto, uma realidade, uma situação etc., ou de algo interior, como as modificações sofridas pelo próprio eu, conhecimento do bem e do mal.

O primeiro sentido de consciência pode se desdobrar em outros sentidos: o psicológico, o epistemológico e o metafísico. No sentido psicológico, a consciência é a percepção do eu por si mesmo, que é o conceito mais conhecido.  No sentido epistemológico, a consciência é o sujeito do conhecimento, enquanto que no sentido metafísico, chamamos muitas vezes à consciência o Eu.

A consciência é, portanto, uma qualidade da mente que abrange qualificações tais como subjetividade, autoconsciência e a capacidade de perceber a relação entre si e o outro.

Também relacionada com o sentido de dever moral, na medida em que pode ser entendida como a noção das próprias ações e sentimentos internos no momento em que essas ações são executadas está a consciência. Eis diante de nós, o conceito de consciência moral.

A neurociência nos explica que o processo de ser consciente nos aproxima dos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos. Traduzindo: é preciso que estejamos conscientes de como estamos reagindo em cada situação. Dessa maneira teremos duas escolhas: ou mudamos nosso comportamento ou continuaremos vivendo no automático. Nosso cérebro possui uma imensa capacidade plástica em se adaptar e moldar as situações para que elas estejam de acordo com aquilo que nós, seres humanos, queremos.  Isso significa dizer que, o ser humano possui algo que talvez lhe seja único dentre os outros animais: consciência.

O ser humano, no entanto, se percebe como um ser no mundo que pode modificá-lo e que pensa na sua existência. Isso é o que a consciência nos garante: pensar a nossa existência. Para filósofos existencialistas, a nossa existência precede a nossa essência. Isso significa que é ao viver que nos criamos. Também é nesse movimento vital que criamos a nossa consciência, que é a capacidade de pensar na existência e se perceber como um ser no mundo e capaz de modificá-lo.

 

CONSCIÊNCIAS no Sesc RJ

“A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.                                                                                                                                                          Paulo Freire

Para que um indivíduo que sofre opressão social, perceba-se enquanto um ser oprimido, ele precisa tomar consciência sobre a realidade que ele está submetido. Da mesma forma, o indivíduo opressor deve se conscientizar sobre sua prática e suas implicações… Isso se aplica também ao advento do racismo estrutural brasileiro que é internalizado pelas pessoas que o sofrem e pelas pessoas que o praticam. A tomada de consciência nos faz perceber que o racismo é uma grande mazela no Brasil, e que precisa ser combatida cotidianamente.

A educação, por sua vez, não pode ficar alijada desse processo. De acordo com Paulo Freire: “A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.  A superação do racismo ainda presente em nossa sociedade é um imperativo. É uma necessidade moral e uma tarefa coletiva, de brancos e negros, de primeira grandeza. E a educação é um dos terrenos decisivos para que sejamos vitoriosos nesse esforço.

O projeto Consciências do Sesc RJ visa fomentar o pensamento crítico e a mudança de comportamento dos participantes, para que assim, possamos contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, combatendo o racismo e todas as suas interseções.

Com uma programação multilinguagem, distribuída por três unidades, entre os meses de abril e dezembro, iremos envolver professores, pesquisadores, artistas e o público em um grande debate acerca do racismo, buscando caminhos e estratégias para a superação, bem como, evidenciando a valiosa contribuição do povo negro para a formação da sociedade brasileira.

Fontes:

Saiba mais sobre esse e outros projetos visitando o Portal da Educação do Sesc RJ!

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJEducação

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais