sala-de-aula-educacao-webinar

Psicopedagogo Francesco Tonucci debate a reabertura e reinvenção das escolas após a pandemia

No próximo dia 24/6, o psicopedagogo italiano Francesco Tonucci participa do webinar Como planejar a volta às salas de aula? Aprendizados sobre a relação escola-famílias em tempos de COVID-19, organizado pelo Instituto Internacional de Planejamento Educacional da UNESCO em parceria com o Serviço Social do Comércio – Sesc. O seminário virtual é aberto ao público e trará uma reflexão sobre a planificação para a reabertura das escolas no Brasil e na América Latina.

Desde o início da pandemia de COVID-19, Tonucci tem defendido formas criativas de dar continuidade ao processo educacional e se mostrado cético aos anseios e tentativas de manter a mesma estrutura pedagógica em um mundo onde tudo subitamente mudou.

Se durante o período de quarentena seu conceito de “casa laboratório” propõe uma aprendizagem a partir da experimentação das possibilidades que o ambiente doméstico oferece, a proposta para o momento pós-pandemia é que o mundo explorado dentro de casa não seja esquecido e possa transformar o ambiente escolar.

Mas o horizonte de uma reinvenção da escola ainda deixa no ar muitas perguntas: Como garantir processos de interação com o distanciamento social necessário? Como serão implementados os protocolos de cuidados na rotina escolar? Quais serão as consequências para crianças e adolescentes do aumento da desigualdade gerado pela crise sanitária?

Planejar uma escola pós-pandemia será um desafio sem precedentes e demandará esforços de toda a comunidade educacional. “Mais do que nunca, é preciso planejar o que deve ser feito para evitar ou amenizar os danos, melhorar as ações para assegurar a continuidade da educação e desenvolver novas estratégias para o futuro”, conclui Gladys Kochen, coordenadora da área de Formação do IIPE.

“O caráter educativo é um norte nas ações do Sesc, pois entendemos que a partir da educação, o cidadão tem oportunidades de se desenvolver integralmente e contribuir para um mundo melhor. Neste novo cenário que se descortina pós-pandemia, a educação terá um papel fundamental. A conferência com o psicopedagogo Francesco Tonucci é um passo importante neste debate e certamente vai ajudar ao Sesc e a toda comunidade escolar na construção desta nova realidade educacional”, disse a gerente de Educação do Departamento Nacional do Sesc, Cynthia Maria Campelo Rodrigues

A transmissão do webinar Como planejar a volta às salas de aula? Aprendizados sobre a relação escola-famílias em tempos de COVID-19  será feita pelo site do IIPE UNESCO, Escritório para América Latina. Os participantes receberão certificado. Para participar, basta realizar a inscrição no site antes do início do evento: https://www.buenosaires.iiep.unesco.org/pt/perfil/login?destination=/pt/node/867/inscripcion.

SERVIÇO WEBINAR

Como planejar a volta às salas de aula? Aprendizados sobre a relação escola-famílias em tempos de COVID-19

  • Dia: 24/6/2020, às 14h30.
  • Duração: 90 minutos.
  • Idioma: Espanhol e português, com legendas.

Palestrante: Francesco Tonucci, também conhecido como Frato, é psicopedagogo e chargista. Foi pesquisador do Instituto Psicológico do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, e mais tarde diretor do departamento de psicopedagogia. Criador do projeto “A cidade das crianças” (La città dei bambini), iniciado em 1991, Tonucci é conhecido mundialmente por defender a importância das crianças na organização e na vida das cidades.

Moderadoras: Gladys Kochen, Coordenadora de Formação do Escritório para a América Latina do IIPE UNESCO e Gilvania Ferreira Porto, Analista da Área de Educação do Departamento Nacional do Sesc.

Sobre o IIPE UNESCO, Escritório para a América Latina – O Instituto Internacional de Planejamento Educacional (IIPE) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) tem como mandato auxiliar os Estados-membros no planejamento e gestão de seus sistemas educacionais e assessorá-los no cumprimento da Agenda Educação 2030. Durante a emergência da educação causada pela pandemia, o IIPE oferece apoio aos países através de um conjunto de recursos, que incluem uma Sistematização de respostas dos sistemas educacionais latino-americanos à crise da COVID-19, uma comunidade de prática com fóruns e mesas de trabalho virtuais para funcionários da educação e um Curso Virtual de Planejamento com Sensibilidade às Crises.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais