Sesc RJ abre em Nova Friburgo seu primeiro complexo de educação no estado com atividades gratuitas

Espaço abriga diversos projetos exitosos da instituição, como o pré-vestibular, atividades no turno inverso ao escolar para crianças e Espaço de Arte, Ciência e Tecnologia.

O Sesc RJ inaugurou, nesta quinta-feira (23/5), na unidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o espaço Sesc+ Educação, primeiro complexo da instituição no estado que reúne todos os projetos da área de Educação oferecidos no município, entre eles, o pré-vestibular, os cursos de imersão em inglês e espanhol, e o Sesc+ Infância. O novo espaço vai oferecer ainda atividades regulares gratuitas ao público em geral, democratizando o acesso a uma educação mais inclusiva, diversa e inovadora.

“O Sesc+ Educação foi projetado para atender a todos os públicos, independentemente de idade, interesses ou habilidades. Integramos em um único lugar todas as iniciativas de educação já oferecidas pela unidade. Nesse espaço acolhedor, vamos oferecer uma experiência educativa mais rica e envolvente, que permitirá que cada pessoa encontre seu próprio caminho de aprendizado e descoberta. Estamos comprometidos em oferecer uma experiência educativa verdadeiramente inclusiva e enriquecedora para Nova Friburgo”, declarou o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

O complexo educacional ocupa uma área de 2 mil m2 do Sesc Nova Friburgo. Possui dois andares e agrupa salas de aulas para o pré-vestibular social, salas multiusos para projetos transdisciplinares e de corpo e movimento, área de convivência e um Espaço ACT – Espaço de Arte, Ciência e Tecnologia. A nova unidade tem ainda um espaço para ações de educação ambiental e sustentabilidade, biblioteca, salas para cursos e oficinas de idiomas, um laboratório de física, química e biologia, além de um anexo exclusivo para atividades do Sesc+ Infância e atividades formativas para professores.

Com uma equipe de 20 profissionais dedicados, o Sesc+ Educação funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. O espaço vai atender cerca de 600 estudantes, entre crianças e jovens e suas famílias nos projetos sistemáticos (pré-vestibular, Sesc+ Infância e cursos de idiomas). A expectativa, contudo, é de que 12 mil pessoas, em média, circulem, mensalmente, no local, visitando exposições e participando da programação.

A inauguração contou com a presença do prefeito de Nova Friburgo, Jhonny Maycon, e outras autoridades. Instituições parceiras também participaram do evento, como a Apae e o IENF.

Para Alexandre Couto, gerente do Sesc Nova Friburgo, o centro será referência nacional em educação integral. “Teremos uma variedade de metodologias e formatos, desde aulas, oficinas de impressão 3D, experimentos científicos, ações de educação ambiental e sustentabilidade, até palestras inspiradoras, garantindo que cada pessoa encontre uma forma de se envolver com o conhecimento, em um lugar onde a convivência intergeracional seja também uma oportunidade para trocas de experiências”, acrescenta o gerente.

Pré-vestibular, idiomas, inovação e educação antirracista
O novo espaço permitirá ao Sesc Nova Friburgo ampliar e aprimorar o seu pré-vestibular gratuito Futuro em Curso. O projeto, oferecido desde 2021 na unidade a alunos com renda familiar de até 3 salários-mínimos, vem sendo destaque em aprovação nas últimas edições Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Vários estudantes, oriundos de escolas públicas, ingressaram em concorridas universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

“Mais do que abordar as disciplinas cobradas no Enem, o pré-vestibular integra as atividades de sala de aula com a vivência cultural e de lazer do Sesc RJ. Passeios, espetáculos e esportes, entre outras atividades, produzem importantes percursos formativos para as mais diferentes áreas do conhecimento”, declarou a coordenadora do pré-vestibular Futuro em Curso, Sabrina Perrut.

As atividades dos cursos de imersão em inglês e espanhol da unidade também serão realizadas em um espaço exclusivo no novo complexo. A cada semestre a iniciativa abre vagas gratuitas para pessoas de baixa renda e outras a preços acessíveis, com turmas em formato presencial e virtual. Os cursos de idiomas oferecem formação do nível básico ao avançado, com conteúdo próprio e uma programação que inclui oficinas, participação em feiras culturais, encontros, seminários e intercâmbios.

O Sesc+ Infância, que oferece atividades gratuitas no turno inverso ao escolar para crianças de 6 a 12 anos de famílias de baixa renda, também será realizado agora no local. Na iniciativa, as crianças participam ativamente da escolha dos temas trabalhados, visitam museus e outros espaços e se envolvem com produções coletivas. Realizado atualmente em 11 unidades do Sesc no estado, a iniciativa é referência internacional em educação para crianças.

Outra novidade é o Espaço ACT – Arte, Ciência e Tecnologia que, além de cursos, disponibiliza equipamentos digitais para o desenvolvimento de projetos, desde o conceito até o protótipo. Com computadores, impressoras 3D e equipamentos de fabricação digital, o espaço fomentará a cultura maker e a divulgação científica. “É um lugar onde o público poderá compartilhar seus conhecimentos e colocar em prática projetos e ideias, ao ter acesso a ferramentas de fabricação convencional e digital”, explica Rejane Nobrega, coordenadora de Educação do Sesc RJ.

O complexo educacional também vai desenvolver, em Nova Friburgo, atividades para uma educação antirracista. Por meio do Projeto Consciências, vai promover reflexões sobre contextos históricos e sociais a partir de grandes nomes de pesquisadores, cientistas, artistas, coletivos, instituições, todos em um grande debate acerca do racismo, buscando caminhos e estratégias para a superação, bem como evidenciando a valiosa contribuição do povo negro para a formação da sociedade brasileira.

Além das atividades sistemáticas, o Sesc+ Educação vai oferecer ao público em geral uma programação de cursos, oficinas, palestras, rodas de conversas, palestras, exposições, exibição de filmes e web-séries com bate-papos e apresentações em variados formatos, períodos e temáticas.

“Em nossas atividades, integramos uma ampla gama de linguagens artísticas e tecnológicas para tornar a experiência educativa mais rica e envolvente. Por exemplo, espaços expositivos e uma área de convivência com palco preparado para atividades multilinguagens, programações culturais, ao mesmo tempo em que proporcionamos um espaço que integra jogos e tecnologias digitais, não apenas como ferramentas, mas como um campo de experimentação sociocultural e educativo, conclui a gerente de Educação do Sesc RJ, Adriana Santos.

Exposições abrem a programação no Sesc+ Educação
O espaço inicia as atividades com duas exposições, que poderão ser visitadas a partir desta quinta-feira (23/5). Na mostra “O mundo dos Jogos” é apresentada a história dos jogos ao longo do tempo e um grande acervo de jogos antigos, jogos de estratégia, de tabuleiro e digitais. Já em a “Roda de Invenções”, um espaço inclusivo e acessível foi criado, permitindo que pessoas de todas as idades e modos de perceber o mundo explorem materiais, histórias e fenômenos científicos em atividades lúdicas e criativas.

SERVIÇO:
Sesc+ Educação em Nova Friburgo
Sesc Nova Friburgo – Av. Pres. Costa e Silva, 231 – Centro
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 21h
Acesse: portaldaeducacao.sescrio.org.br

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Educação

Educação: Sesc RJ sedia congresso com pesquisadores negros da América Latina e Caribe

Veja mais
Troféu Brasil de Ginástica Artística

Sesc RJ e Confederação Brasileira promovem a competição Troféu Brasil de Ginástica Artística

Veja mais
Circuito Sesc de Jazz & Blues

Circuito Sesc de Jazz & Blues: três noites de música e cultura em Ipiabas

Veja mais
Maré de sonhos intranquilos

“Maré de sonhos intranquilos”: pinturas de Fava da Silva, artista da favela da Maré, ocupam galeria do Sesc Duque de Caxias

Veja mais