Sesc RJ - Antonio Novoa
Crédito: Divulgação

Sesc RJ oferecerá formação continuada e gratuita a professores da rede estadual

Parceria do Sesc RJ com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) é um projeto-piloto que deve ser expandido para outros estados. Antônio Nóvoa, professor titular da Universidade de Lisboa, inaugura a iniciativa com palestra on-line dia 29 de abril. 

O professor titular da Universidade de Lisboa, Antônio Nóvoa, apresenta no dia 29 de abril, às 15h, uma palestra on-line pelo YouTube do Sesc RJ (/portalsescrio). Na live “Educação depois da pandemia”, o acadêmico, que é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, falará sobre os desafios da escola na atualidade, como a crise sanitária da Covid-19 e o homeschooling.

A palestra inaugura o Projeto de Formação Continuada Docente do Sesc, que pretende, por meio dos seus departamentos regionais, oferecer cursos de qualificação a professores da educação básica pública do país. O projeto-piloto será realizado no Rio de Janeiro, através de uma parceria entre Sesc RJ e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Depois, o modelo deve ser adaptado e aplicado em outras unidades da federação. No estado, a iniciativa integra a campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de ações do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) que visam a envolver as pessoas em um clima de positividade em 2021.

Em um primeiro momento, serão atendidos 500 profissionais que atuam nas escolas públicas estaduais. A seleção ficará a cargo da Seeduc. Ao longo de 2021, serão 12 cursos on-line, com duração de 30 horas e aulas disponibilizadas em plataformas de Educação a Distância e também no canal do Sesc RJ Youtube. Cada curso contemplará palestra, intervenção cultural, roda de conversa sobre práticas docentes e aulas síncronas e assíncronas, atividades que terão como suporte conteúdos digitais elaborados exclusivamente para o projeto. As atividades começam no dia 6 de maio, com uma ambientação. As aulas se iniciam dia 13.

“O Sesc RJ sempre trabalhou no sentido de apoiar políticas públicas que resultem na redução das desigualdades, e a formação continuada de professores tem esse papel. Ao preparar os professores para os novos desafios da educação, nesse momento de mudanças bastante profundas, estamos contribuindo para a melhoria do ensino no nosso estado”, afirma a diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho.

O secretário de Estado de Educação, Comte Bittencourt, diz que a proposta do projeto vai ao encontro dos objetivos da pasta, que é a valorização permanente do corpo docente da rede estadual:

“Essa parceria com o Sesc RJ reforça o compromisso que a Secretaria de Estado de Educação tem de oferecer qualificação aos profissionais da rede, que é um dos nossos pilares. Os cursos vão aprimorar o trabalho docente em diversas áreas do conhecimento para desenvolver as competências e habilidades necessárias”, diz o secretário.

Cursos contemplam diversas áreas do conhecimento

Os cursos oferecidos abordarão os seguintes temas: Metodologias ativas; Aprendizagem por projetos na educação Matemática; Ensino de Língua Estrangeira; Aprendizagem baseada em projetos para as Ciências Humanas; Aprendizagem baseada em projetos para as Ciências da Natureza; Práticas de leitura e escrita em Língua Portuguesa: prosa e verso; Ensino da Arte: pensamentos e práticas na Educação Básica; Aprendizagem significativa na Educação Física escolar; Educação e Cultura Maker; Educação para relações Étnico-raciais; Tecnologias Educacionais; e Ciências, divulgação científica e contemporaneidade.

Saiba mais sobre Antônio Nóvoa

Antônio Nóvoa é graduado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, instituição da qual é professor titular. Também é mestre e doutor na mesma área pela Universidade de Genebra. O docente foi escolhido para a palestra que marca o início do projeto porque dedica a carreira ao estudo e à produção acadêmica sobre o assunto. Entre as ideias que defende, está a de se “devolver a formação de professores aos professores”. Segundo sua tese, é preciso conceber a formação de professores a partir de uma perspectiva da própria profissão, levando em consideração suas práticas e identidades. Também entende que a formação deve estar associada à pesquisa e à prática docente, além de propor a promoção de espaços de debates e de deliberação que reforce a presença do profissional da educação na sociedade.

Serviço:
Palestra on-line “Educação depois da pandemia”
Dia 29/4/2021 – 15h
Com Antônio Nóvoa
Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra.
Professor titular da Universidade de Lisboa
Transmissão: YouTube do Sesc RJ
Realização: Sesc RJ
Parceria: Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc)

Fique por dentro das novidades do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJEducação

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
Movimento Rio de Mãos Dadas RMD

Bicampeão olímpico Giovane Gávio apresenta live sobre a importância do esporte na formação de estudantes

Veja mais
clube sesc do livro

Clube Sesc do Livro: Literatura em Casa!

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ - Doações - Morro do Turano

Mesa Brasil Sesc RJ: Três toneladas de biscoitos doadas para famílias do Morro do Turano

Veja mais
arte em cena - A pequena ponte entre a gula e a luxuria

Arte em Cena: Atriz Natasha Jascalevich, de ‘Amor de Mãe’, apresenta performance on-line

Veja mais