Dia do Desafio 2022

Dia do Desafio: Mobilização mundial contra o sedentarismo volta ao modelo presencial

Depois de duas edições realizado através de plataformas digitais, Dia do Desafio volta ao ambiente físico com mais de 70 atividades gratuitas na Capital, Região Metropolitana e Interior do RJ. 

O 28ª Dia do Desafio, mobilização mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas e esportivas que acontece sempre na última quarta-feira do mês de maio, será presencial neste 25/5, depois de duas edições sendo realizado em ambiente virtual por conta da pandemia. Para estimular a população a se exercitar, o Sesc RJ preparou uma programação com mais de 70 atividades gratuitas em 20 municípios, incluindo a capital e regiões Metropolitana, Serrana, dos Lagos, Sul, Norte e Noroeste Fluminense.

A programação conta com aulas de defesa pessoal, ginástica, ioga, pilates, dança, alongamento, HIT, zumba e ritmos. Oficina de atletismo, caminhada, circuito funcional, recreação esportiva também estão entre as atividades programadas para esta quarta-feira nas unidades do Sesc e em espaços públicos. Na capital e na Região Metropolitana, o Dia do Desafio acontece em Copacabana, Ramos, Tijuca (Rio), Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Paracambi, Nilópolis, Mesquita, Niterói e São Gonçalo (veja a programação completa clicando aqui).

Sobre o Dia do Desafio
O Dia do Desafio consiste em uma competição saudável entre cidades, cujo objetivo é mobilizar o maior número de pessoas a parar sua rotina e, por pelo menos 15 minutos, realizar uma atividade física. Até 2019, as cidades que aderiam ao evento competiam com outra – de população semelhante e escolhida em sorteio – qual conseguia mobilizar mais pessoas. Com a pandemia e a necessidade do isolamento social, o modelo foi adaptado e a competição se tornou livre, sendo realizado pelas plataformas digitais. Este ano, o evento retoma o modelo presencial.

A coordenação mundial do Dia do Desafio é da TAFISA (The Association For International Sport for All) e, no Continente Americano, do Sesc SP com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO. Nos estados brasileiros, o Sesc é responsável pela maior parte da programação, mas empresas e instituições também costumam mobilizar seus colaboradores e comunidades. Os participantes são convidados a registrar em vídeo ou fotos suas atividades físicas e compartilhar nas redes sociais por meio das hashtags #DiadoDesafio, #ChallengeDay, #DíadelDesafío!. Mais informações em www.diadodesafio.org.br.

Sedentarismo aumentou durante a pandemia
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que, na população de 18 anos ou mais de idade, 40,3% foram classificados como insuficientemente ativos. Ou seja, não praticaram atividade física ou praticaram por menos do que 150 minutos por semana, considerando lazer, trabalho e deslocamento para o trabalho.

Durante a pandemia, diversos estudos revelaram piora nesses indicadores, como o Projeto Convid – Pesquisa de Comportamento, levantamento realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Conforme o estudo feito em 2020 com 44.062 brasileiros, 62% dos entrevistados deixaram de fazer qualquer tipo de exercício durante a pandemia.

Fique por dentro das novidades do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJLazer #SescRJEsporte

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais