12-07-2019---II-Encontro-Sesc-+-Infância---Fotos-Erbs-Jr.--3873
Crédito: Erbs Jr

Exposição no Sesc Madureira exalta o respeito às diferenças e o direito ao brincar

Inspiradas em artistas como Pablo Picasso e Candido Portinari, crianças em contraturno escolar fazem suas próprias obras de arte retratando o universo lúdico a que toda criança tem direito

Em comemoração ao Mês das Crianças, o Sesc Madureira, Zona Norte do Rio, abriu nesta quarta-feira (9/10) uma exposição de pinturas feitas por participantes do Sesc+ Infância, projeto de educação integral da instituição que oferece atividades no contraturno escolar a crianças entre 6 e 12 anos. Os trabalhos, que ficarão expostos na galeria da unidade, onde tradicionalmente são recebidas obras de artistas profissionais, são resultado de uma dinâmica que apresentou aos pequenos, de forma lúdica, a vida e a obra de mestres da pintura como Miró, Van Gogh, Picasso, Volpi, Monet, Tarsila do Amaral, Portinari e Ivan Cruz. A exposição fica em cartaz até o dia 31/10 e, depois, segue itinerância pelas unidades do Sesc no estado.

“O objetivo principal foi estimular a percepção das crianças sobre os estilos e inspirações que cada artista utilizava na composição de suas telas. Essa ideia trouxe o entendimento, construído pelo grupo, de que cada um tem seu estilo próprio, e o mais importante: que não existe o feio ou o bonito, e sim a originalidade, a criatividade e o sentimento que se constrói quando estamos contemplando ou produzindo arte”, explica a gerente de Educação do Sesc RJ, Adriana Santos.

Batizada de “Direito das Crianças – Expressões brincantes do Sesc+ Infância”, a mostra é composta por 53 telas pintadas a guache que trazem como tema a atividade que as crianças mais gostam: a brincadeira. Como a dinâmica resultou em trabalhos repletos de significado, trazendo referências pessoais e retratos das brincadeiras preferidas, a mostra entrou na programação de outubro do Sesc RJ e na mobilização da instituição pela garantia do Direito de Brincar, resguardado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em seu artigo 4ª.

Ainda que garantido por lei (8069/90), o direito ao brincar não é exercido por um grande contingente de crianças e jovens brasileiros. Dados do IBGE apontam que 2,5 milhões de crianças e adolescentes estão trabalhando hoje no Brasil. Segundo estatística do Observatório Digital do Trabalho Escravo no Brasil, criado pelo Ministério Público do Trabalho e a Organização Internacional do Trabalho, 938 crianças foram resgatadas de condições análogas à escravidão entre 2003 a 2018.

SESC+ INFÂNCIA – A atividade realizada no Sesc+ Infância da unidade Madureira foi realizada em atendimento aos anseios desse grupo de crianças, que, no seu cotidiano, costuma demonstrar apreço pelas atividades envolvendo as artes. Inclusive foi essa característica do projeto – de tornar a criança protagonista do seu próprio aprendizado – que levou o Sesc RJ a apresentar a iniciativa no 5º Colóquio Internacional sobre Desigualdades Escolares, realizado em abril deste ano na cidade de Lausanne, na Suíça. O brincar, tema dos trabalhos em exposição, também é tido como elemento primordial do projeto, que é referência internacional.

 

SERVIÇO

Exposição Direito das Crianças – Expressões brincantes do Sesc+ Infância

Sesc Madureira: R. Ewbanck da Câmara, 90 – Madureira – Rio de Janeiro

Abertura: 09/10/2019

Visitação: Até 31 de outubro de 2019

Segunda a sexta-feira: das 9h às 20h30

Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h30

Entrada franca

Classificação: Livre

Realização: Sesc RJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Cultura

Cultura: Espetáculos teatrais que se apresentaram no Sesc RJ levam os prêmios Shell e CBTIJ 2023

Veja mais
5ª Argumenta

5ª Argumenta: Sesc RJ oferece oficinas virtuais gratuitas de roteiro e cinema

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo inicia os playoffs da Superliga contra o Barueri

Veja mais
sesc teresópolis 3

Unidades Sesc de Petrópolis e Teresópolis recebem doações para vítimas das chuvas

Veja mais