Saiba mais sobre o Baile Junino On-line do Trabalho Social com Idosos

Mesmo com a distância, os integrantes do TSI – Trabalho Social com Idosos – do Sesc RJ não deixaram de aproveitar uma das celebrações mais esperadas do ano: as festas juninas. No dia 24 de junho, foi realizado o Baile Junino On-line. Uma parceria da área de Assistência com a área de Cultura do Sesc RJ que levou para a casa dos idosos ações que, antes, eram realizadas presencialmente em nossas Unidades. As atividades são elaboradas e monitoradas por funcionários especializados que cuidam da segurança dos idosos em suas casas, incluindo avaliação do espaço, tipo de calçado usado e dicas sobre a importância da hidratação, por exemplo. Todas as ações visam melhorar a qualidade de vida e mitigar os impactos do isolamento social na terceira idade.

Esta foi a segunda edição do baile virtual, e, para esta versão temática, foram realizados ensaios e desafios para motivá-los a se apresentarem e a se caracterizarem. A ação contou com a participação de quase 400 idosos de diversas Unidades do Sesc RJ. É o momento em que eles deixam de estar sozinhos e trocam energias positivas com os colegas e isso faz toda a diferença para o equilíbrio emocional de todos.

crédito: acervo pessoal
crédito: acervo pessoal

Uma nova forma de interagir

O desafio tecnológico também passa pelo aspecto social, afinal, nem todos possuem conhecimento técnico ou internet que suporte as ferramentas digitais. Como todo o contato é virtual, desde março, os idosos vêm recebendo treinamento para as novas tecnologias. Em paralelo, a equipe do Sesc RJ se adapta a cada novidade e possibilidades de interação.

Confira a fala dos funcionários que participaram do projeto.

“O baile é o momento de maior distração e descontração que eles têm tido. Eles estão reinventando suas rotinas com as nossas atividades.”

Thais Castro – Analista responsável pelo TSI

 

 

“O baile do TSI é a concretização de um trabalho em equipe que dispensa comentários, tenho orgulho de fazer parte de um projeto com tamanha importância.” 

Ana Paula Carvalho – Instrutora de Dança, Sesc Teresópolis

 

 

“Trabalhar com os idosos, levar um pouco de alegria, só faz bem ao coração. Meu sentimento é de pura gratidão!”  

Bárbara Brêtas – Instrutora de Dança, Sesc Tijuca

 

 

É maravilhoso poder proporcionar para as pessoas um pouco de alegria e autoestima, em um momento como esses. É isso que o Sesc faz: proporcionar qualidade de vida.” 

Flávia Goulart – Instrutora de Dança, Sesc Ramos

 

 

“Fazer parte do Sesc RJ é poder chegar em cada lar e proporcionar uma nova identidade ao ser humano. O baile TSI virtual é um marco histórico para nossos amados idosos, que fazem diferença em nossas vidas.”

Glaicon Fernandes (Kim) – Instrutor de Dança, Sesc Três Rios

 

“Emoção e superação descrevem esse marco que foi o Bailão do TSI, quebrando todo e qualquer paradigma sobre o não acesso de idosos ao ambiente virtual, incluindo os com menos recursos e solitários.”

Raphaela Assunção – Analista de TSI, Sesc Duque de Caxias

 

“Fazer parte da construção desse projeto é um grande presente. Observar a realização e a emoção que envolve os idosos é realmente emocionante. Principalmente, no mundo virtual, do qual eles não tinham muita habilidade e, hoje, conseguem entender.”

Raquel Nunes – Analista de TSI, Sesc Ramos

 

” Quando tenho notícia das pessoas, que acompanhei ou acompanho, se superarem para acessar as tecnologias para ver os amigos, fazer as atividades ou simplesmente dar um “Bom Dia” é maravilhoso.”

Renata Alexandre – Analista de TSI,  Sesc Niterói

 

“É uma gratidão fazer parte da família Sesc e poder participar desse evento maravilhoso! Levar aos corações toda a cultura do nosso Brasil e ver as pessoas dançando e celebrando a alegria e a qualidade de vida é incomparável!”

Valeska Torres – Instrutora, Sesc Copacabana e Engenho de Dentro

 

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais