Saiba mais sobre o Baile Junino On-line do Trabalho Social com Idosos

Mesmo com a distância, os integrantes do TSI – Trabalho Social com Idosos – do Sesc RJ não deixaram de aproveitar uma das celebrações mais esperadas do ano: as festas juninas. No dia 24 de junho, foi realizado o Baile Junino On-line. Uma parceria da área de Assistência com a área de Cultura do Sesc RJ que levou para a casa dos idosos ações que, antes, eram realizadas presencialmente em nossas Unidades. As atividades são elaboradas e monitoradas por funcionários especializados que cuidam da segurança dos idosos em suas casas, incluindo avaliação do espaço, tipo de calçado usado e dicas sobre a importância da hidratação, por exemplo. Todas as ações visam melhorar a qualidade de vida e mitigar os impactos do isolamento social na terceira idade.

Esta foi a segunda edição do baile virtual, e, para esta versão temática, foram realizados ensaios e desafios para motivá-los a se apresentarem e a se caracterizarem. A ação contou com a participação de quase 400 idosos de diversas Unidades do Sesc RJ. É o momento em que eles deixam de estar sozinhos e trocam energias positivas com os colegas e isso faz toda a diferença para o equilíbrio emocional de todos.

crédito: acervo pessoal
crédito: acervo pessoal

Uma nova forma de interagir

O desafio tecnológico também passa pelo aspecto social, afinal, nem todos possuem conhecimento técnico ou internet que suporte as ferramentas digitais. Como todo o contato é virtual, desde março, os idosos vêm recebendo treinamento para as novas tecnologias. Em paralelo, a equipe do Sesc RJ se adapta a cada novidade e possibilidades de interação.

Confira a fala dos funcionários que participaram do projeto.

“O baile é o momento de maior distração e descontração que eles têm tido. Eles estão reinventando suas rotinas com as nossas atividades.”

Thais Castro – Analista responsável pelo TSI

 

 

“O baile do TSI é a concretização de um trabalho em equipe que dispensa comentários, tenho orgulho de fazer parte de um projeto com tamanha importância.” 

Ana Paula Carvalho – Instrutora de Dança, Sesc Teresópolis

 

 

“Trabalhar com os idosos, levar um pouco de alegria, só faz bem ao coração. Meu sentimento é de pura gratidão!”  

Bárbara Brêtas – Instrutora de Dança, Sesc Tijuca

 

 

É maravilhoso poder proporcionar para as pessoas um pouco de alegria e autoestima, em um momento como esses. É isso que o Sesc faz: proporcionar qualidade de vida.” 

Flávia Goulart – Instrutora de Dança, Sesc Ramos

 

 

“Fazer parte do Sesc RJ é poder chegar em cada lar e proporcionar uma nova identidade ao ser humano. O baile TSI virtual é um marco histórico para nossos amados idosos, que fazem diferença em nossas vidas.”

Glaicon Fernandes (Kim) – Instrutor de Dança, Sesc Três Rios

 

“Emoção e superação descrevem esse marco que foi o Bailão do TSI, quebrando todo e qualquer paradigma sobre o não acesso de idosos ao ambiente virtual, incluindo os com menos recursos e solitários.”

Raphaela Assunção – Analista de TSI, Sesc Duque de Caxias

 

“Fazer parte da construção desse projeto é um grande presente. Observar a realização e a emoção que envolve os idosos é realmente emocionante. Principalmente, no mundo virtual, do qual eles não tinham muita habilidade e, hoje, conseguem entender.”

Raquel Nunes – Analista de TSI, Sesc Ramos

 

” Quando tenho notícia das pessoas, que acompanhei ou acompanho, se superarem para acessar as tecnologias para ver os amigos, fazer as atividades ou simplesmente dar um “Bom Dia” é maravilhoso.”

Renata Alexandre – Analista de TSI,  Sesc Niterói

 

“É uma gratidão fazer parte da família Sesc e poder participar desse evento maravilhoso! Levar aos corações toda a cultura do nosso Brasil e ver as pessoas dançando e celebrando a alegria e a qualidade de vida é incomparável!”

Valeska Torres – Instrutora, Sesc Copacabana e Engenho de Dentro

 

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
Santa-Maria-Madalena

Você já ouviu falar dos Caminhos da Serra?

Veja mais

Mesa Brasil Sesc RJ distribui 16 toneladas de hambúrgueres em comunidades do Rio

Veja mais

Mesa Brasil Sesc RJ distribui 9 toneladas de alimentos

Veja mais
teatro-Amir Haddad

Amir Haddad por Aderbal Freire-Filho

Veja mais