Duas mulheres sorriem enquanto tiram uma selfie em frente ao Banco Vermelho, campanha de conscientização contra a violência de gênero no Sesc RJ.

Banco Vermelho: Sesc RJ leva campanha nacional pelo Feminicídio Zero às suas unidades

Banco Vermelho, campanha de conscientização contra o feminicídio, chega ao Sesc RJ por meio do projeto Mulheres Plurais. A iniciativa circula por unidades do estado levando informações sobre combate à violência de gênero.

O Sesc RJ reforça seu compromisso com a luta pela equidade de gênero e o enfrentamento à violência contra a mulher ao integrar a campanha nacional Banco Vermelho – Feminicídio Zero. Um banco vermelho gigante, com informações sobre a Lei Maria da Penha e canais de apoio às vítimas, circulará pelas unidades da instituição no estado do Rio de Janeiro. A ação faz parte do projeto Mulheres Plurais, que promove atividades voltadas à emancipação feminina e ao combate à violência de gênero.

Atualmente, a estrutura está instalada na sede do Sesc RJ, no Flamengo, Zona Sul do Rio, mas percorrerá diferentes localidades, levando conhecimento e mobilizando a sociedade sobre a urgência da pauta.

A realidade do feminicídio no Brasil
Mais do que um símbolo, o Banco Vermelho faz parte de um movimento nacional coordenado pelo Instituto Banco Vermelho (IBV), que atua para sensibilizar a população e o poder público sobre a violência contra a mulher. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking mundial de feminicídio. No país, uma mulher é assassinada a cada seis horas e uma mulher ou menina é vítima de estupro a cada seis minutos.

Diante desse cenário alarmante, a gerente de Assistência do Sesc RJ, Thaís Castro, ressalta a importância da iniciativa:

“As estatísticas de violência contra a mulher no Brasil são assustadoras. Precisamos engajar a sociedade em torno desse tema, a partir de ações que ajudem as vítimas a romper com o ciclo de violência. Munir as mulheres e o seu entorno com informações e ferramentas para a identificação das diversas formas de violência é fundamental para enfrentamento do problema.”

Sesc RJ e o compromisso com a equidade de gênero
Por meio do projeto Mulheres Plurais, o Sesc RJ realiza, de forma contínua, ações educativas, culturais e sociais para fortalecer o papel da mulher na sociedade. A iniciativa promove debates sobre direitos femininos, oficinas, rodas de conversa e campanhas que ampliam o acesso à informação e incentivam a autonomia das mulheres.

O apoio à campanha Banco Vermelho – Feminicídio Zero é um desdobramento desse compromisso. O Sesc RJ se tornou o primeiro Sesc do país a aderir ao movimento, que já instalou bancos vermelhos em mais de 12 estados com o suporte da lei federal nº 14.942/2024 e de um acordo de cooperação técnica com o Ministério das Mulheres.

O projeto nasceu na Itália, em 2016, e foi trazido ao Brasil por Andrea Rodrigues e Paula Limongi, duas pernambucanas que tiveram amigas assassinadas por seus companheiros em Recife (PE). Hoje, a iniciativa se espalha por todo o território nacional, transformando o banco vermelho em um alerta permanente para a necessidade de ações concretas no combate ao feminicídio.

Junte-se ao movimento
O Sesc RJ convida toda a sociedade a refletir, discutir e agir contra a violência de gênero. O Banco Vermelho não é apenas um símbolo, mas um chamado à ação. Acompanhe as programações do projeto Mulheres Plurais e ajude a construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Circuito Sesc Jazz & Blues 2025

Circuito Sesc Jazz & Blues: Miguel Pereira recebe o evento com grandes nomes da música nacional e internacional

Veja mais

Semana S: Baile Charme do Viaduto de Madureira comemora aniversário abrindo show da cantora Iza na Praça Mauá

Veja mais

Feira gastronômica na Praça Mauá apresentará delícias produzidas por imigrantes

Veja mais

Beatmaker, fanfarra e dança e turismo: Sesc Barra Mansa abre inscrições em cursos para jovens

Veja mais