Duas mulheres sorriem enquanto tiram uma selfie em frente ao Banco Vermelho, campanha de conscientização contra a violência de gênero no Sesc RJ.

Banco Vermelho: Sesc RJ leva campanha nacional pelo Feminicídio Zero às suas unidades

Banco Vermelho, campanha de conscientização contra o feminicídio, chega ao Sesc RJ por meio do projeto Mulheres Plurais. A iniciativa circula por unidades do estado levando informações sobre combate à violência de gênero.

O Sesc RJ reforça seu compromisso com a luta pela equidade de gênero e o enfrentamento à violência contra a mulher ao integrar a campanha nacional Banco Vermelho – Feminicídio Zero. Um banco vermelho gigante, com informações sobre a Lei Maria da Penha e canais de apoio às vítimas, circulará pelas unidades da instituição no estado do Rio de Janeiro. A ação faz parte do projeto Mulheres Plurais, que promove atividades voltadas à emancipação feminina e ao combate à violência de gênero.

Atualmente, a estrutura está instalada na sede do Sesc RJ, no Flamengo, Zona Sul do Rio, mas percorrerá diferentes localidades, levando conhecimento e mobilizando a sociedade sobre a urgência da pauta.

A realidade do feminicídio no Brasil
Mais do que um símbolo, o Banco Vermelho faz parte de um movimento nacional coordenado pelo Instituto Banco Vermelho (IBV), que atua para sensibilizar a população e o poder público sobre a violência contra a mulher. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking mundial de feminicídio. No país, uma mulher é assassinada a cada seis horas e uma mulher ou menina é vítima de estupro a cada seis minutos.

Diante desse cenário alarmante, a gerente de Assistência do Sesc RJ, Thaís Castro, ressalta a importância da iniciativa:

“As estatísticas de violência contra a mulher no Brasil são assustadoras. Precisamos engajar a sociedade em torno desse tema, a partir de ações que ajudem as vítimas a romper com o ciclo de violência. Munir as mulheres e o seu entorno com informações e ferramentas para a identificação das diversas formas de violência é fundamental para enfrentamento do problema.”

Sesc RJ e o compromisso com a equidade de gênero
Por meio do projeto Mulheres Plurais, o Sesc RJ realiza, de forma contínua, ações educativas, culturais e sociais para fortalecer o papel da mulher na sociedade. A iniciativa promove debates sobre direitos femininos, oficinas, rodas de conversa e campanhas que ampliam o acesso à informação e incentivam a autonomia das mulheres.

O apoio à campanha Banco Vermelho – Feminicídio Zero é um desdobramento desse compromisso. O Sesc RJ se tornou o primeiro Sesc do país a aderir ao movimento, que já instalou bancos vermelhos em mais de 12 estados com o suporte da lei federal nº 14.942/2024 e de um acordo de cooperação técnica com o Ministério das Mulheres.

O projeto nasceu na Itália, em 2016, e foi trazido ao Brasil por Andrea Rodrigues e Paula Limongi, duas pernambucanas que tiveram amigas assassinadas por seus companheiros em Recife (PE). Hoje, a iniciativa se espalha por todo o território nacional, transformando o banco vermelho em um alerta permanente para a necessidade de ações concretas no combate ao feminicídio.

Junte-se ao movimento
O Sesc RJ convida toda a sociedade a refletir, discutir e agir contra a violência de gênero. O Banco Vermelho não é apenas um símbolo, mas um chamado à ação. Acompanhe as programações do projeto Mulheres Plurais e ajude a construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Voltado ao público 60+, o 4º Circuito Sesc de Dança de Salão começa este mês

Veja mais

Na Casa Sesc, Ministra Cármen Lúcia defende protagonismo humano e políticas públicas diante dos desafios da inteligência artificial

Veja mais

Ministra dos Direitos Humanos defende acessibilidade na Flip e cita Casa Sesc como exemplo a ser seguido

Veja mais

Com presença de Itamar Vieira Jr, lançamento do livro À La Geringonça inaugura selo Casa Sesc Editorial na Flip

Veja mais