Sesc+ Sustentabilidade - sustentabilidade sesc

Circuito Urbano Onu Habitats 2019: veja lista de eventos do Sesc RJ

Haverá oficina de horta comunitária e jardim sensorial em Barra Mansa, Exposição A Casa Sustentável no Parque Radical e Mostra Sesc+ Sustentabilidade no Sesc Nogueira

 

ONU Habitats selecionou eventos relacionados ao tema “Cidades Inovadoras e Inclusivas” para celebrar o Outubro Urbano, com o objetivo de refletir sobre uma diversidade  de questões urbanas e compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor. O Sesc RJ teve quatro selecionados: a Oficina – Construindo uma Horta Comunitária e o Jardim Sensorial, no Sesc Barra Mansa, a Mostra Sesc+ Sustentabilidade, no Sesc Nogueira, e a Exposição A Casa Sustentável no Parque Radical.

Todos os projetos deveriam estar diretamente relacionados com inovações que contribuam para políticas urbanas.  O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) é a agência da ONU responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável e a moradia adequada para todos e todas.

Veja aqui a agenda do Circuito Urbano 2019 nas unidades do Sesc RJ  e aproveite para participar:

 

Oficina – Construindo uma horta comunitária

Local: Sesc Barra Mansa

Data: 12, 19, 26/10 – 10h às 13h

 

O curso visa estimular os participantes a construir ambientes sociais, participativos e saudáveis obtendo ganhos ambientais e coletivos que possam de alguma forma contribuir para um novo pensar sobre a alimentação urbana, principalmente identificando potencialidades de alimentos que não são vistos como usuais.

 

Vivência – Jardim Sensorial

Local: Sesc Barra Mansa

Data: 12, 13, 19, 20, 26, 27/10 – 10h às 17h

 

Um jardim sensorial tem por objetivo estimular todos os cinco sentidos: visão, tato, olfato, audição e gustação. Dessa forma, é possível interagir com o ambiente e estar em harmonia com o mesmo, permitindo que pessoas com deficiência visual, por exemplo, possam vivenciar uma experiência sensorial de contato com o meio ambiente nas suas mais diferentes formas.

Exposição – A Casa Sustentável

Local: Parque Radical

Data: 30/10 – 8h às 16h

 

Dentro dessa casa de formato geodésico vamos aprender sobre diversas tecnologias que ajudam a causar menos impacto ao meio ambiente. São tecnologias sustentáveis como: caixa de gordura, filtros, captação de água de chuva, placa solar e muito mais! Essas tecnologias ajudam a não contaminar o solo, a água e o ar.

 

Mostra Sesc+ Sustentabilidade

Local: Sesc Nogueira

Data: 03 a 05/10 – 10h às 16h

O evento é uma culminância das ações do projeto, onde levamos para um só local ações relacionadas aos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável, o que inclui atividades sobre: alimentação do futuro, compostagem, formas alternativas de tratamento de esgoto, captação de água da chuva, plantas alimentícias não convencionais, além de uma exposição de sobre o tráfico de animais silvestres e um jardim sensorial.

 

O Sesc+ Sustentabilidade é a linha conceitual que abrange todas as iniciativas de sustentabilidade para o público externo. Através dele, o Sesc promove ações que levam conhecimento, inspiram pessoas e fortalecem redes e territórios, reforçando o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e comunitário.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais