#ConectadosPeloSocial | Conheça as Urban Jungles da nossa equipe!

O Brasil é o segundo país do mundo com mais áreas florestais. Com 463 milhões de hectares, o país perde somente para a Rússia segundo o levantamento do Serviço Florestal Brasileiro de 2012.

E para celebrar o Dia de Proteção às Florestas, que é comemorado em 17 de julho, o Sesc preparou uma programação especial, toda virtual, claro. Reforçando o objetivo da data de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação das florestas – lar de inúmeras espécies de animais e plantas – para a qualidade de vida da humanidade.

Urban jungle

E se não se pode viver no meio da floresta, que tal aderir à tendência Urban Jungle, selva em casa na tradução literal – que é uma forma de trazer as plantas e o clima de ar puro para dentro de casa?

A gente foi atrás de funcionários que têm pequenas selvas para chamar de suas. Eles nos contaram sobre a experiência e sobre como a quarentena os encorajou nesse propósito.

“Depois que meu Amigo, o Peter (cachorrinho de estimação), se foi me mudei para um apartamento e passei a cuidar mais das plantas. Estão por toda parte! Sala, quarto, banheiro, copa. Elas parecem felizes e eu também estou!”

Raimundo Araújo, Gerência de Pessoas

“Eu não tinha o menor jeito para tratar de plantas! Eu encharcava demais ou morriam secas. Até que veio a pandemia e, como forma de manter a cabeça arejada, resolvi arriscar. Daí pesquisei por plantas que não precisavam de muito sol, aquelas que preferem crescer à meia-sombra. E encontrei essas belezuras! Aprendi e agora a casa está se enchendo de verde!”

Glória Maria Paulinno, Assistência

 

“Eu tenho me sentido muito bem com as minhas plantinhas em casa. Eu nunca tive nenhuma e confesso que, apesar de achar bonito, nunca me interessei por tê-las. Seguindo alguns perfis nas redes sociais, comecei a me interessar mais. Comecei a pesquisar sobre as espécies, principalmente aquelas mais resistentes, porque não sabia como elas iriam se adaptar a mim e eu a elas. E agora sou uma completa apaixonada pelas minhas plantas. Coloco elas para tomar sol e ar puro, pelo menos, duas vezes por semana, momento este que aproveito para regá-las. É uma terapia. O cheio de terra molhada me faz muito bem. Para quem antes só tinha planta artificial em casa agora já tenho várias, que está começando a falta espaço na decoração para elas.”

Patrícia Padovani, Comunicação Interna

Estou muito feliz. Sempre foi um desejo meu ter plantas em casa, mas por morar num apartamento, eu achava que isso não seria possível. Agora eu tenho pesquisado, consultado algumas pessoas já entendidas no assunto e tenho descoberto a melhor forma de cuidar. Aprendi até a fazer um adubo líquido, com talos de couve e beterraba e as folhas ficaram bem melhores!

Em casa estamos todos envolvidos no cuidado com as plantas. Minha filha me ajuda nos cuidados e gosta muito de se inteirar sobre como regar as plantas. Meu marido me ajuda no trabalho braçal (prender, fixar os suportes, carregar os vasos) rsrsrsrs e meu filho faz uma bagunça!”

Ester Bayer, Assistência

 

Cuidados com as plantas

Deu vontade de ter sua pequena floresta, mas não sabe por onde começar?

O Sesc está sempre incentivando o cultivo de plantas em casa. E preparou um material especial para que você aprenda tudo sobre os cuidados com as plantas em casa.

 

Veja também

Temos uma série de vídeos no nosso canal no Youtube sobre o cultivo de plantas. Separamos uma listinha para você assistir e expandir ainda mais seus conhecimentos e cuidados com suas plantinhas.

Plantas Alimentícias Não-Convencionais

Hortaliças

Frutíferas

Kokedama

Quadros vivos

Aprenda a Germinar Sementes

Como fazer adubo em casa?

Acompanhe os conteúdos relacionados ao tema em nossas redes! Somos conectados pela sustentabilidade, #ConectadosPeloSocial

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais