#ConectadosPeloSocial | Equipe reinventa sua atuação em Saúde para fazer a diferença nesse momento

Se o apelo à criatividade já era uma demanda que a equipe de Saúde seguia anteriormente, no cenário atual ela se tornou mais que necessária. Segundo o gestor da área, Flavio Wittlin, “na quarentena, a GSA foi à frente de três modos distintos: lançando peças comunicacionais genuínas, assumindo operação vacinal para influenza e realizando teleconsulta médica de colegas com clínica suspeita ou confirmada de Covid-19”, sendo estes dois últimos modos adotados excepcionalmente por estarmos em estado de emergência pública nacional.

Flavio explica que a equipe partiu para a produção maciça de conteúdo, “vídeos, SS3T, áudios, posts e jogos educativos para lançamento nos canais do Sesc na web, com a mediação competente e engajada da Gerência de Comunicação e Marketing. Neste mesmo passo, lançamos pioneiramente a realização de lives no Sesc RJ, com o ‘Dr. Saúde’ entrevistando especialistas na pandemia do novo coronavírus, sua condução e seus efeitos biopsicossociais e culturais em nossas vidas. Com estas iniciativas, nossa finalidade foi oferecer à sociedade o ativo que temos com maior potencial no momento: educação em saúde em Covid-19”.

Alguns desses conteúdos citados estão fazendo sucesso em nossos canais oficiais. Uma profissional que se destacou pela desenvoltura e criatividade na produção de informação foi a a dentista da UO de Nova Iguaçu, Rosana Leite, que além de dentista é também jornalista formada na UFRJ. Segundo Rosana, “as ideias surgem de situações que a própria equipe identifica no cotidiano. Identificamos uma dificuldade, discutimos em grupo, já que temos reuniões semanais por aplicativos e estamos conectados a todo o momento por mensagem instantânea. Nossa responsável técnica, Katia Malatesta, sugere nossa ideia para a gestora da Odontologia, Claudia Coscarelli, que estuda a viabilidade do vídeo. Pronto: assim nasce mais um vídeo da Odontologia”.

E nessa dinâmica a equipe já abordou temas como: cuidados que os diabéticos precisam ter com a higiene oral nos tempos de Covid; dicas para acabar com o mal hálito; erros comuns em quem usa prótese dentária; como confeccionar as máscaras caseiras e como utilizar corretamente as máscaras caseiras; entre outros. Segundo Rosana, o trabalho em equipe é fundamental “trabalhamos sempre em parceria e resultado: foi um dos vídeos de saúde mais visualizados, sucesso absoluto”, comemora!

Sobre a atividade bem diferente da rotina como dentista, a profissional revela que tem sido “uma experiência incrível. Nunca imaginamos que poderíamos passar tanto conteúdo através dessas plataformas. Como o trabalho do Dentista está muito ligado ao consultório e às ações externas, acabamos utilizando pouco os meios digitais, nosso trabalho é sempre muito presencial. Descobrimos que na equipe há múltiplos talentos escondidos sobre gorros e óculos de proteção. Vergonha de gravar o vídeo todo mundo tem, mas a gente enfrenta, vai lá e faz! O isolamento tem que servir pra que rompamos nossas próprias barreiras. É fazer do limão a tal limonada”.

Além desse intenso trabalho de produção de conteúdo relacionado à saúde, a gerência assumiu − como ação estendida de saúde pública − a missão de vacinar contra a influenza os funcionários do Sistema Fecomércio, tendo por determinante a emergência da Covid-19. “Em outras palavras, assumindo a vacinação do pessoal em nossas UOs, buscamos uma dupla finalidade: poupar trabalho às equipes já bastante atarefadas do SUS e diminuir a exposição de uns e outros à contaminação pelo SARS-Cov-2”, destaca Flavio, reforçando ainda que vacinas e seringas são transferidas oficialmente ao Sesc pelas SMS das cidades onde os imunizantes estão sendo aplicados.

Um outro movimento, a teleconsulta médica – um expediente regulamentado pelo CFM na vigência da pandemia – veio para dar suporte a nossa equipe em caso de suspeita ou confirmação por Covid-19. Wittlin explica que a ideia surgiu para responder a uma situação complexa: “o sistema de saúde público e privado está à beira da saturação no Estado do Rio de Janeiro; testes para a Covid-19 servem mais à análise da expansão da pandemia do que orientam o diagnóstico e a condução terapêutica individuais das pessoas afetadas pelo vírus; e sobre o que fazer em casa quando alguém positiva para coronavírus (isolamento, higienização, uso de máscaras, medicação sintomática)”.

Segundo Flavio, por definição, a pandemia é um fenômeno que opera primariamente na dimensão da saúde, “por este motivo, o Programa Saúde viu-se no dever de assumir o protagonismo das iniciativas, sempre procurando articular-se organicamente aos demais Programas do Sesc”.

Sobre a capacidade de produção da equipe, o gestor Flavio Wittlin lança um desafio: “acredito que ainda não chegamos no ponto máximo ao qual podemos chegar. A inventividade pode ser sempre maior. Mas, com certeza, estamos no caminho certo”.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Arte Sesc, no Flamengo, recebe estreia da Banda Sinfônica Nacional na terça-feira

Veja mais

Inglês para adolescentes: Sesc RJ abre inscrições para turmas gratuitas e a preços populares

Veja mais

Centro Cultural Sesc Quitandinha promove mais uma edição do Fórum de Ideias neste 23º Festival Sesc de Inverno

Veja mais

Curso de Imersão Teens abre inscrições para vagas gratuitas e pagas

Veja mais