#ConectadosPeloSocial | Escuta empática: conheça quem está ouvindo nossa equipe

Lançado no início do mês, o projeto de Escuta Empática oferecido aos colaboradores do Sesc RJ tem como objetivo principal proporcionar, como o nome mesmo diz, um momento de escuta para os funcionários que sentirem necessidade de conversar com um profissional sobre seus anseios, angustias ou ansiedades, decorrentes deste período de pandemia e distanciamento físico.

A escuta, conduzida por psicólogos voluntários da Gerência de Pessoas, fundamenta-se na Comunicação Não Violenta, que propõe uma escuta isenta de julgamentos, aconselhamentos ou apropriação do discurso de quem busca ser ouvido. São oferecidos dois tipos de escuta – individual por telefone e em grupo com reuniões virtuais.

Para Ana Maria Duarte, Gerente de Pessoas, a iniciativa é importante na medida em que estamos vivendo uma situação inédita e atípica. “Uma pandemia, que nossa geração nunca viveu e que incide na economia e na mobilidade das pessoas, além de uma ameaça à nossa saúde física e das pessoas que amamos e queremos por perto. Tudo isso afeta nossa saúde emocional também. Temos funcionários afastados por COVID-19 ou cumprindo quarentena em casa, alguns, inclusive, isolados em um cômodo de sua própria casa. A necessidade de escuta, que já é naturalmente grande, costuma aumentar em momentos como esse. Por isso, fizemos uma pesquisa, que apontou um alto índice de estresse e de ansiedade entre nosso público interno, decorrente deste momento e a proposta da Escuta Empática vem ao encontro dessa necessidade identificada.”

Dois grupos já foram formados e iniciaram o diálogo. Apesar da ação de escuta não ter viés psicoterapêutico e não substituir o tratamento médico ou psicológico, é uma alternativa prática e direta para que possamos passar por essa crise e sair mais fortalecidos do ponto de vista emocional, que é a base de nossa saúde como um todo.

Conheça quem está ouvindo a nossa equipe:

Confira outras notícias sobre nossos times do Sesc RJ

Nossa equipe esbanjou talento para incentivar doações para campanha #MesaSemFome

#ConectadosPeloSocial | Equipe reinventa sua atuação em Saúde para fazer a diferença nesse momento

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais