conectados pelo social

#ConectadosPeloSocial | Mais que colegas, amigos!

O mês de julho é um mês bem terno, além do Dia dos Avós, abriga duas datas que celebram a amizade. O Dia do Amigo, comemorado no dia 20, e o Dia Internacional da Amizade, no dia 30.

E para embarcar nessa vibração afetiva, fomos atrás de uma resposta: Afinal, ter amigos no ambiente de trabalho torna a rotina mais leve?

Para a Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Elisa Riqueza a resposta é sim, sem pestanejar. Ela afirma que: “Estabelecer relações respeitosas e amistosas é fundamental para mantermos um bom clima organizacional e isso traz benefícios para todos”. Elisa completa lembrando que “as boas relações promovem motivação, produtividade, criatividade, mas também qualidade de vida nas organizações”.

Renata Freitas (esq.) e Ana Claudia Lima (dir.)

Ana Claudia Lima, da Gerência de Pessoas, confirma a teoria de Elisa na prática. Ela se diz “best forever” de Renata Freitas, sua companheira de equipe, que conheceu no Sesc mesmo, em 2012.

Entre uma balada, uma demanda, uma viagem e uma batida de ponto, as colaboradoras já viveram muitas histórias divertidas e, também, de apoio mútuo. Sobre isso, Ana Cláudia comenta que é sensacional ter uma companheira para dividir tarefas, pensamentos, alegrias e tristezas. “Passamos a maior parte da nossa vida no Sesc e ter uma pessoa que você confia por perto é formidável” revela a colaboradora que, depois desses anos todos, viu esse companheirismo se expandir para outros campos da vida: “nossa amizade está além do trabalho, conhecemos as famílias uma da outra, frequentamos a casa uma da outra”.

E as pesquisas confirmam o que Elisa e Ana Cláudia já sabem. Uma delas, realizada na Rutgers University, de New Jersey (EUA), indicou que ter relações múltiplas – a maioria delas cultivada com colegas que acabaram se tornando amigos – aumenta de forma significativa a produtividade dos funcionários. Entre as razões para isso, o bom humor, relatado de forma mais frequente por profissionais que são amigos próximos, foi apontado como um fator que pode impactar diretamente em um melhor desempenho.

A ciência provou que ser mais que colega de trabalho: amigo, só ajuda. E o calendário está aí te lembrando, com duas datas fofas, a importância de cultivar essas relações. E você, já fez sua parte? Mande aquela declaração para seu amigo ou amiga que divide a rotina de trabalho contigo!

Somos conectados pela amizade. Somos #ConectadosPeloSocial

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais