
Rio Coffee Nation: Sesc RJ e Senac RJ levam shows e oficinas ao evento, que acontece de 20 a 22 de outubro no Píer Mauá
Shows de Rodrigo Sha e Maurício Pessoa vão acontecer nesta sexta-feira (20/10) e no sábado (21/10), no happy hour do evento de cafés especiais, Rio Coffee Nation, enquanto as oficinas serão oferecidas nos três dias de evento na Zona Portuária do Rio.
O Sesc RJ vai levar o show do saxofonista Rodrigo Sha e do cantor e violonista Maurício Pessoa para o Rio Coffee Nation, evento de cafés especiais que vai acontecer de 20 a 22 de outubro, no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. A dupla carioca vai ocupar o Palco Sesc com o melhor da bossa nova, no happy hour de sexta-feira (20/10) e do sábado (21/10), às 18h30. Ingressos para o evento podem ser adquiridos em riocoffeenation.com.
Nos shows, Sha e Pessoa vão apresentar canções do disco “Sha plays Getz/Pessoa sings Gilberto”, lançado no ano passado, que revisita o célebre encontro em estúdio do baiano João Gilberto com o saxofonista norte-americano Stan Getz. A gravação contou com a participação de Astrud Gilberto e resultou no álbum “Getz/Gilberto” (1964), um marco atemporal da bossa e do jazz.
O Senac RJ também marcará presença nesta 4ª edição do Rio Coffee Nation, oferecendo oficinas que exploram as possibilidades do café em experiências inovadoras. O público poderá conferir coquetéis autorais, elaborados à base de cold brew gaseificado, conhecer o método vanguardista Cold Brew (extração de café com grãos infusionados a frio, preservando sabor e aroma), e, ainda aprender sobre a utilização do café como ingrediente culinário em pratos salgados como a releitura cafeeira, à francesa, de um ícone brasileiro: Picadinho de carne com folhado de queijo brie e café.
O Chef Embaixador de Confeitaria do Senac RJ, Frédéric De Maeyer, executará uma releitura líquida do clássico imortal da confeitaria italiana: Tiramisù para beber. Na proposta, o chef vai apresentar todos os sabores característicos da célebre sobremesa em textura que remeterá a um capuccino, outro clássico do país.
Durante os três dias do Rio Coffee Nation, mais de 50 produtores de diversas regiões do país estarão reunidos no Armazém 1B com o objetivo de estimular a profissionalização e a cultura desse mercado, além de apoiar, promover e ajudar a agricultura familiar, unindo os experts aos amantes da bebida. Na pauta, a importância da sustentabilidade, do comércio justo, do turismo, das cafeterias, do know-how brasileiro em plantação e torrefação, dos métodos de extração e degustações.
Com o dobro de espaço em relação aos outros anos, o evento terá uma grande área interna com módulos e duas ilhas com 30 balcões individuais cada, salas de competição e de cursos, auditório “Coffee Talks”, laboratório de cupping (degustação de cafés) e copa de apoio. Sem contar a parte externa, com palco receitas, foodtrucks, praça com mesas e bancos e, para abrilhantar, uma vista de tirar o fôlego, com a Baía da Guanabara e o Museu do Amanhã completando o cenário.
A 4ª edição do encontro chega com novidades: novos cursos, oficinas e workshops com certificados e uma competição inédita de melhor barista do Rio Coffee Nation. O evento ainda vai receber convidados ilustres, como o Veda Viraswami, diretor e torrefação chef do Le Café Alain Ducasse; Carlos José Alves Ramos, campeão francês de mixologia; e Mohamed Pastry, chef pâtissier francês e finalista do Le Meilleur Pâtissier, reality show culinário francês.
Mercado exigente
O segmento dos cafés especiais representa cerca de 12% do mercado internacional da bebida, segundo medições da Brazil Specialty Coffee Association (BSCA). Para que o produto atinja essa categoria, precisa obter, no mínimo, 80 pontos na escala da Specialty Coffee Association (SCA), em que são avaliados os seguintes atributos: fragrância/aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização, harmonia e conceito final.
SERVIÇO:
4ª Rio Coffee Nation: Show de Rodrigo Sha e Maurício Pessoa e Oficina Senac RJ
Shows: Sexta-feira (20/10) e sábado (21/10), às 18h30
Oficina: Sexta (20/10) às 15h15, sábado (21/10) às 15h15 e domingo (21/10) às 12h15
Endereço: Píer Mauá, no Armazém 1B (Av. Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá, Rio de Janeiro)
Ingressos: à venda pelo site até o dia 19/10: riocoffeenation.com
Programação | Oficinas Senac RJ:
– Sexta, dia 20, às 15h15 – Oficina de Coquetéis autorais, elaborados à base de cold brew gaseificado, com Bernardo Amorim (ex-aluno do Senac RJ e mixologista).
– Sábado, dia 21, às 15h15 – Oficina sobre releitura líquida do clássico imortal da confeitaria italiana: Tiramisù para beber, com o Chef Embaixador do Senac RJ Frédéric De Maeyer.
– Domingo, dia 22, às 12h15 – Oficina de café como ingrediente culinário em pratos salgados: releitura cafeeira, à francesa, de um ícone brasileiro: Picadinho de carne com folhado de queijo brie e café, com Gisele Santos e Priscila Soares (docentes de Gastronomia do Senac RJ)
Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.