Semana S: Baile Charme do Viaduto de Madureira comemora aniversário abrindo show da cantora Iza na Praça Mauá

As atrações compõem a programação da Semana S do Rio de Janeiro.

O tradicional Baile Charme do Viaduto de Madureira do sábado (17/5) será memorável. O DJ Michell, um dos líderes do projeto, sairá da Zona Norte do Rio de Janeiro para invadir a Praça Mauá, no Centro, e abrir em grande estilo o show da cantora Iza, botando o público literalmente para dançar o melhor do R&B, soul e black music.

O espetáculo, que começa às 17h, contará com dançarinos para orientar e conduzir os passos do público presente, iniciando uma grande celebração pelos 35 anos do projeto, que começa no Centro e termina à noite no viaduto em Madureira. A comemoração coincidirá com a Semana S, uma programação gratuita de serviços e atrações culturais promovida por Sesc, Senac Fecomércio e CNC, simultaneamente, em todos os estados brasileiros. O objetivo é mostrar à população o impacto social e econômico dessas organizações, mantidas por empresas do setor terciário.

O Baile Charme do Viaduto de Madureira é um dos mais importantes símbolos da cultura negra urbana do Rio de Janeiro. Surgido em 1990, sob o Viaduto Negrão de Lima, a partir das atividades do bloco carnavalesco Pagodão de Madureira, o evento se consolidou como um espaço de resistência e celebração da black music e da dança.

O espaço já recebeu atrações como Keith Sweat, Racionais MCs, Sandra de Sá e a própria Iza, além de oferecer oficinas culturais e de capacitação profissional por meio do projeto Rio Charme Social, que já atendeu milhares de pessoas. Hoje, é reconhecido oficialmente como Bem Cultural de Natureza Imaterial da Cidade do Rio.

Ao longo do dia, a partir das 11h, o público poderá circular por arenas, vivenciando experiências práticas que representam o dia a dia das 93 unidades fixas e móveis do Sesc e do Senac no Rio de Janeiro. A programação inclui atividades interativas e imersivas em diversas áreas, como esporte, cultura, saúde, lazer e meio ambiente.

SERVIÇO:
Semana S na Praça Mauá, Rio de Janeiro
Dia 17 de maio de 2025
Das 11h às 20h30

Shows
17h – Baile Charme do Viaduto de Madureira
19h – Iza
Realização: CNC, Fecomércio RJ, Sesc RJ e Senac RJ
Grátis
Livre

PROGRAMAÇÃO SEMANA S NA PRAÇA MAUÁ

Esporte
11h às 17h
Arena radical com mini pista de skate
​Patins e slackline
Experimentações e vivências rotativas de basquete 3×3 ​
Futebol X1, Lutas e Mini esportes

Apresentações esportivas com:

  • Futebol masculino do América
  • Futsal masculino do Vasco da Gama
  • Futebol feminino do Fluminense
  • ​Vôlei de Praia Sesc Botafogo
  • Vôlei com Sesc RJ Flamengo

Arena de Conteúdo
11h às 17

  • Vivência com o baterista e percussionista Robertinho Silva
  • ​Espaço de acolhimento e orientações sobre ciclo de violências
  • Apresentação do livro Box Laboratório Sesc de Narrativas Femininas
  • Discussões sobre saúde mental, bucal e atenção ampliada em saúde
  • Senac na Comunidade e Impulsiona com mulheres empreendedoras de projetos sociais
  • Capacitação interativa Cruzando Histórias
  • Bate-papo sobre racismo e suporte às vítimas
  • Palestras, roda de conversas e apresentações esportivas com atletas

Aulas show:

  • Dicas de maquiagem​
  • Penteados rápidos
  • Top dicas para viralizar reels
  • Como criar posts de sucesso
  • Primeiros passos para empreender​
  • Usando a Aromaterapia

Diversão
11h às 17h

  • Recreação e ações das nossas Colônias de Férias
  • ​Vivências de idiomas inglês e espanhol: “Desafio Bilíngue”, “A língua como ela é” e “Meet and Greet”
  • Arena Nerd com jogos eletrônicos e de tabuleiro
  • Jogos de Movimento “Exergames”
  • Arena Hoverboard
  • Distribuição dos gibis de saúde da Turma da Mônica

Inclusão
11h às 17h

  • Sentir para aprender: uma experiência no espaço multissensorial do CREI
    Um ambiente preparado para estimular os sentidos e apoiar o desenvolvimento de crianças com e sem deficiência. A proposta é mostrar como a estrutura sensorial contribui para a regulação emocional, o aprendizado e a socialização. A experiência prática será conduzida a partir das vivências do CREI, que tem observado avanços importantes nas interações e no bem-estar dos atendidos.
  • Mão na massa com Gilcinei: oficina de culinária afetiva com o CREI
    Na cozinha do espaço Gastronomia Show, dois jovens atendidos participarão de uma oficina prática com o merendeiro Gilcinei, que é referência no cuidado e na preparação de alimentos afetivos. A atividade tem como foco o envolvimento direto dos participantes com o preparo dos alimentos, promovendo autonomia, interesse pela alimentação e fortalecimento de vínculos.
  • Alimentar é cuidar: estratégias para enfrentar a seletividade alimentar
    Uma conversa sobre seletividade alimentar na infância, seus desafios e caminhos possíveis. A nutricionista do CREI vai compartilhar estratégias adotadas no trabalho com crianças e jovens, mostrando como a vivência culinária tem ajudado na aceitação de novos alimentos e na redução de comportamentos de desregulação. A mesa será baseada em experiências práticas realizadas no CREI.

 Saúde
11h às 17h

  • LAB SAÚDE
  • Exposições Temáticas
  • ​Óculos de realidade virtual da Odontologia
  • ​Orientações nutricionais
  • Balança de bioimpedância

Turismo
11h às 17h

  • Conheça o Sesc+ Turismo
    Imersão Hotéis Sesc
    Passaporte do Turismo Social Semana S ​- com guias de turismo pela região portuária 

Sustentabilidade
11h às 17h

Ágora da Sustentabilidade com:

  • Compostagem, plantio em pequenos espaços e muito mais
  • Máquinas de reciclagem com ações e prêmios do IFES

Beleza e Bem-Estar
11h às 17h

  • Barbearia
  • Massoterapia​
  • Maquiagem
  • Reflexologia Podal

Tecnologia e Inovação
11h às 17h

  • RV Zone (experimentação de óculos de realidade virtual)
  • ​Experimentação interativa de Impressão 3D
  • Exposição com experiência sensorial “Arte ​na fabricação digital”
  • Simuladores em Realidade Virtual

Gastronomia
11h às 17h

  • Espaço Gastronomia com expositores do projeto com Refugiados
  • ​Oficina de aproveitamento integral dos alimentos​
  • Oficinas infantis​
  • Aula show de gastronomia

Pet Móvel
11h às 17h

  • Atividade para pets e tutores com demonstração de banho, tosa e colorimetria

BiblioSesc
11h às 17h

  • Atividades de incentivo à leitura
  • Contação de Histórias
  • ​Oficinas e atividades lúdicas

Editora Senac
11h às 17h

  • Comercialização de publicações
  • Pequenos lançamentos com sessão ​de autógrafo

Shows
17h – Baile Charme do Viaduto de Madureira
19h – Iza

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Sesc RJ abre residência gratuita com artista carioca que aborda apagamento da população negra na cidade

Veja mais

Biblioteca Machado de Assis: um ano de reabertura celebrando o livro, a leitura e a cultura no coração de Botafogo

Veja mais

33º Encontro Sesc de Dança reúne mais de 40 grupos e traz atrações nacionais ao palco em Nova Friburgo

Veja mais
Colônia de Férias Sesc RJ

Colônia de Férias do Sesc RJ chega com a edição de Julho/2025 a 9 unidades

Veja mais