Sesc RJ e Senac RJ lançam plataforma para promover turismo no Rio de Janeiro
A pandemia do novo coronavírus nos trouxe a sensação de que, desde março, quando o vírus começou a fazer vítimas no Brasil, o mundo parou. Na verdade, neste período, os segmentos de serviços e comércio, mesmo de portas fechadas, passaram por uma verdadeira revolução e se adaptaram para oferecer ao público – moradores do Estado e visitantes em geral – opções de lazer e turismo com toda a segurança sanitária protocolar exigida. Para estimular e promover o turismo e a gastronomia fluminenses, está disponível ao público a partir de hoje, dia 17 dezembro, a plataforma “Rio, o seu melhor presente”. O site traz uma relação de hotéis, – com descontos especiais que variam de 5% a 20% –, restaurantes, bares e atrações turísticas. Entre os hotéis que oferecem desconto, estão os do Sesc RJ: Copacabana, Alpina (Teresópolis), Nogueira (Petrópolis) e Nova Friburgo.
Resultado de uma parceria entre o Sesc RJ, o Senac RJ, o jornal O Globo e a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), a plataforma foi idealizada com o objetivo de atrair visitantes do Rio e de estados vizinhos, como Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, garantindo passeios com segurança, dentro dos decretos referentes à flexibilização de cada cidade, e incentivando o turismo consciente, não apenas durante a pandemia mas também pelos próximos seis meses.
— Estamos comprometidos em estimular o turismo, setor que reage muito rapidamente e impacta mais de uma centena de atividades produtivas. Essa parceria com a Setur-RJ e O Globo na disponibilização dessa plataforma digital nos oferece a oportunidade de conectar a estrutura receptiva de nossas regiões com viajantes em potencial não apenas do Estado do Rio, mas atrair, também, dos nossos estados vizinhos — afirma o Presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
A pandemia prejudicou o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que gera milhares de empregos na cidade. E o Secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, acredita que a plataforma “Rio, o seu melhor presente” é um estímulo importante para o retorno das viagens e o reerguimento dos empreendimentos turísticos.
– Ao lançarmos uma plataforma que aproxima os empresários do setor com o público final, estamos fazendo com que os custos diminuam para ambas as partes: a negociação fica mais acessível, favorecendo a comercialização, os preços atraentes propostos no site e a conversa direta com os visitantes serão uma excelente oportunidade de negócios e representam uma real possibilidade no aumento do fluxo de turistas para o nosso Estado – explica o Secretário Estadual de Turismo.
Lançamento no Palácio Guanabara
A cerimônia de lançamento de “Rio, o seu melhor presente” contou com a presença do Presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior; do Secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca; e do Governador do Estado do Rio de Janeiro em exercício, Cláudio Castro. O evento foi realizado, no dia 15 de dezembro, no Palácio Guanabara.
A plataforma “Rio, o seu melhor presente” funciona como uma espécie de catálogo, com categorias divididas em “O que Fazer”, com lista de experiências nos estabelecimentos para visitação; “Onde Dormir”, com informações e descontos em hotéis, pousadas, hostels, apart hotéis, entre outros; e “Onde Comer/Beber”, com dicas de restaurantes, bares, cafeterias, padarias, quiosques, sorveterias, fast foods, food trucks, produtos artesanais etc. Dessa forma, os visitantes poderão acessar o site e fazer sua reserva diretamente com o estabelecimento participante.
Viagem de fim de ano e campanha de combate à pandemia
Recente pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) revela que, após a flexibilização das medidas de isolamento social, muitas famílias vislumbram viajar pelo Estado do Rio de Janeiro. O estudo aponta que 49,5% dos pesquisados pretendem realizar alguma viagem de lazer, ainda em 2020. Entre os que têm intenção de deixar a cidade por mais de um dia, 71,1% não haviam programado a viagem antes da pandemia e somente 28,9% informaram que já estavam com esse planejamento.
Pensando nesse cenário, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) passou a liderar uma campanha de conscientização e combate ao novo coronavírus, em parceria com o Governo do Estado, Associação Comercial do Rio de Janeiro e Sindicatos afiliados em toda a região fluminense. Com o slogan “Um Por Todos, Todos Por Um. Juntos Contra Covid”, a Fecomércio RJ reforça, junto à população fluminense, a importância dos cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o uso de máscaras, a limpeza das mãos com álcool 70% e distanciamento social.
Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhe nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook). #SescRJ