
Tal pai, tal filho
Por Felipe Assis, Analista da equipe de Lazer do Sesc RJ
Quando os filhos nascem, a primeira frase pronunciada é:
– A cara do pai!
E naquele exato momento são reforçados laços de carinho, realização e amor que foram criados durante sua espera. Não importa a aparência, seja biológico ou de criação, a presença do pai na vida dos seus filhos é sempre um exemplo de caráter, hábitos e atitudes. Talvez por isso a missão de dar bons exemplos e servir de espelho seja tão evidente.
De maneira geral, as crianças carregam a convicção de que seu pai representa tudo de mais correto, a segurança, o conforto, o conhecimento e vários especialistas apontam a relevância desta participação na educação, desenvolvimento e saúde dos filhos, tanto física como emocional.
Mas, se a teoria é ótima e funcional, como fica a prática?
Ser pai é mágico! Todo instante deve ser vivido com intensidade, participando das atividades, das brincadeiras, estimulando a prática de esportes e de exercícios físicos, buscando “construir” a adoção de hábitos saudáveis para uma vida através de momentos de qualidade com seus filhos. Afinal de contas, as crianças assimilam experiências de formas distintas e isso torna fundamental a presença de alguém que direcione os acontecimentos para a criação de valores.
A prática de exercícios físicos é fundamental para o desenvolvimento do corpo e da mente, por isso, é necessário incentivar o esporte desde a infância. Além da saúde, a atividade física faz com que a criança, o jovem e o adulto se tornem menos suscetíveis a diversos problemas sociais.
Manter a rotina da prática regular de atividade física pode oferecer benefícios psicológicos e promover a sensação de bem-estar. Este é um fator que merece a preocupação e atenção dos pais, uma vez que a nova rotina proposta pela pandemia pode ser um fator estressante e gatilho para a ansiedade.
Seja o exemplo, faça valer a pena!