Combate à fome: Global FoodBanking Network realiza reunião no Rio e visita o Sesc Mesa Brasil

Além de conhecer a unidade do bairro de Campinho, comitiva da organização internacional visitou creche que atende crianças em situação de vulnerabilidade social. Nesta quinta, grupo conhecerá o projeto Mesa no Campo, em Nova Friburgo.

Conselheiros e convidados da Global FoodBanking Network (GFN), organização internacional sem fins lucrativos que apoia bancos de alimentos em todo o mundo, conheceram nesta quarta-feira (19/2) a sede Rio de Janeiro do Sesc Mesa Brasil. O programa de combate à fome e ao desperdício, o maior da América Latina, é membro certificado pela ONG internacional.

A visita ao Sesc Mesa Brasil RJ integrou a agenda paralela da reunião semestral do conselho da entidade, desta vez realizada no Rio, na terça-feira (18). Nesta quarta, além de conhecer a sede do bairro de Campinho, Zona Norte da capital, a comitiva visitou a creche Cardeal Câmara, da Associação Servas dos Pobres, uma das 536 entidades socioassistenciais atendidas no estado do Rio. A creche acolhe cerca de 200 crianças de famílias em situação de vulnerabilidade da região.

A presidente e CEO da GFN, Lisa Moon, que integra a comitiva, elogiou o trabalho realizado pelo programa no Rio e no Brasil:

“As instituições que o Sesc Mesa Brasil apoia oferecem serviços realmente vitais para famílias e indivíduos. Elas fornecem creches, apoio a idosos por meio da solidariedade, inclusão social e diversos outros serviços essenciais para que as pessoas possam prosperar na vida. Acredito que algo realmente único nisso é que a comida é um elemento que une as pessoas. Assim, o Sesc Mesa Brasil, ao fornecer alimentos para essas instituições, permite que elas se envolvam melhor com os atendidos e também ampliem seus serviços, pois não precisam gastar o dinheiro que, de outra forma, seria destinado à compra de alimentos”, observou a presidente da GFN.

Nesta quinta-feira (20), o grupo conhecerá in loco o Mesa no Campo, em Nova Friburgo. Trata-se de um projeto do Mesa Brasil focado em hortifrutigranjeiros. Por meio dele, o programa direciona a entidades socioassistenciais alimentos próprios para o consumo que seriam descartados por não atenderem os padrões comerciais.

Em quase 25 anos de existência no Rio de Janeiro, o programa Sesc Mesa Brasil já arrecadou e doou cerca de 35 mil toneladas de alimentos, o suficiente para encher mais de 10 estádios do Maracanã. Além de ser a ponte entre doadores e entidades socioassistenciais, o programa trabalha na capacitação de cozinheiras e cozinheiros desses estabelecimentos para o aproveitamento integral dos alimentos de forma criativa e saborosa. Também tem trabalhos dirigidos para a conscientização de crianças e jovens e, ainda, atua emergencialmente em situações de calamidade.

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

VIII Mostra Sesc de Cinema apresenta olhares plurais do audiovisual contemporâneo

Veja mais

Sesc RJ abre turma online do curso preparatório para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais

Exposição no terraço do IHGB, na Glória, revela personagens que marcaram a Rio

Veja mais

Festa com roda de samba e aula aberta de Luiz Antonio Simas celebra encerramento do Palavra Líquida

Veja mais