Festival de receitas - Dia Mundial da Alimentação

Dia Mundial da Alimentação

Em 2020, o Dia Mundial da Alimentação ganhou o reconhecimento do Prêmio Nobel da Paz, graças ao seu trabalho no combate a fome. Principalmente em um momento onde muitos são ameaçados de forma surpreendente diante do expressivo aumento da pobreza, causada pela pandemia do novo coronavírus.

A FAO (Food and Agriculture Organization) foi fundada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1981. Em 16 de novembro do mesmo ano foi criado o Dia Mundial da Alimentação. A data ganha cada vez mais importância pelo seu objetivo de conscientizar o público em geral sobre questões relativas à nutrição e à alimentação. Hoje, o dia é celebrado em mais de 150 países. A cada ano, um tema se destaca com base nos investimentos na agricultura que, com o apoio à educação e à saúde, são o caminho para erradicação da fome e da má nutrição.

Em 2020, as homenagens ao Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos começaram já no dia 29/9.  A pandemia da COVID-19 despertou o mundo para a necessidade de transformar e reequilibrar a forma como os alimentos são produzidos e consumidos.

Cerca de 14% dos alimentos produzidos são perdidos entre a colheita e o varejo. Outras quantidades significativas também são desperdiçadas entre o varejo e o consumo. O desperdício se estende a água, terra, energia, trabalho e capital. Além disso, o descarte de alimentos perdidos e resíduos em aterros, leva à emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para as mudanças climáticas. Reduzir o desperdício é essencial em um mundo que desde 2014 vê o número de pessoas afetadas pela fome aumentar significativamente.

O programa Mesa Brasil Sesc RJ tem como foco o combate à fome e ao desperdício. Para o Dia Mundial da Alimentação foi criado o Festival de Receitas. O objetivo é incentivar a criatividade as cozinheiras das instituições para utilizar os alimentos integralmente em suas receitas. Em 2020, a pandemia gerou a necessidade de dar um foco ainda mais especial à Conscientização a Perda e Desperdício de Alimentos. A equipe do Mesa Brasil preparou uma programação especial. O público pode acompanhar os eventos, que acontecem por meio de seminário online em vídeo sobre o tema, além de lives com receitas de aproveitamento integral de alimentos.

O Mesa Brasil não poderia deixar essa data passar sem chamar a atenção dessas medidas não só no Brasil, mas em todo mundo. Serão discutidos os impactos desse programa, além de soluções inovadoras em parceria com outras instituições que irão somar as medidas já aplicadas. A iniciativa reúne pessoas e instituições engajadas com o tema para uma parceira e criação de novas soluções que contribuam em âmbito nacional. É importante engajar o público e as instituições cadastradas no programa na tomada de decisões em suas comunidades locais. Uma oportunidade também de valorizar o trabalho já realizado pelo programa Mesa Brasil RJ e demais instituições que vão participar do evento.

A programação acontece em nossas redes e no Youtube Sesc RJ.

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
Sesc RJ Flamengo estreia na Superliga Banco do Brasil Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Com casos de Covid-19 confirmados, Sesc RJ Flamengo adia seus próximos jogos

Veja mais
prêmio sesc de literatura

Prêmio Sesc de Literatura lança os livros vencedores de 2020 em evento virtual

Veja mais
reabertura da piscina para nado livre em são Gonçalo - nível avançado

Raia Livre: treinos de natação para nível avançado

Veja mais
reabertura da piscina para nado livre em são Gonçalo - nível intermediário

Raia Livre: treinos de natação para nível intermediário

Veja mais