Mesa Brasil Distribuição e Hambúrgueres Portela

Mesa Brasil Sesc RJ chega aos 10 mil hambúrgueres distribuídos

Mesa Brasil comemora o marco dos 10 mil hambúrgueres distribuídos durante o período de isolamento. União de esforços envolvendo diversos parceiros transformou parte de 16 toneladas de carne vegetal em hambúrgueres distribuídos a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O Mesa Brasil Sesc RJ – programa de combate à fome e ao desperdício – alcançou na última sexta-feira (4/9) a meta de 10 mil hambúrgueres distribuídos a pessoas impactadas economicamente pela pandemia da Covid-19 e pelo isolamento social. O número foi atingido com a doação de 1 mil sanduíches em frente à escola de samba Portela, em Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio, atendendo a moradores do Morro do Cajueiro, Turiaçu, Vaz Lobo e Complexo da Serrinha.

União de esforços

A atividade celebrou a conclusão de uma união de esforços entre empresas e instituições para transformar em 10 mil sanduíches parte de uma doação de 16 toneladas de carne vegetal recebida pelo programa do Sesc RJ. Os hambúrgueres foram preparados em cozinhas do Sesc com insumos doados por Burger King (carne), O Burguês, Bread Maker, Los Paderos (pão), Costelão do Cadeg (embalagem), produtores rurais de Nova Friburgo (alface e tomate), além das lanchonetes das unidades Sesc RJ e cozinhas profissionais do Senac RJ (condimentos e bebidas), fechadas temporariamente por conta da pandemia. O supermercado Prezunic também contribuiu com 1 mil refrigerantes para a ação desta sexta.

Refeições prontas

O trabalho aconteceu às sextas-feiras de julho e agosto, começando na Rocinha, dia 3/7. Depois percorreu Morro dos Prazeres, bairro de Santa Cruz, Complexo do Alemão, Lapa, Mangueira, Vicente de Carvalho e Santa Cruz da Serra (Duque de Caxias) e Parque Estoril (Nova Iguaçu). A distribuição dos sanduíches representou a ampliação do escopo de atuação do Mesa Brasil Sesc RJ, que antes da Covid-19 distribuía alimentos não perecíveis e in natura a entidades cadastradas. Em razão da demanda crescente ocasionada pela pandemia e pelo isolamento social, o programa se dedicou também a distribuir refeições prontas ao público final. Além dos hambúrgueres, às sextas-feiras, o programa também entregou 16 mil refeições em comunidades do Grande Rio nas quintas-feiras de junho e julho.

Mesa Brasil Sesc RJ ultrapassa 1,4 mil toneladas arrecadadas em 2020

De 1 janeiro a 28 de agosto deste ano, o Mesa Brasil Sesc RJ já arrecadou 1.404 toneladas de alimentos junto a mais de 263 parceiros doadores. Os donativos foram distribuídos a mais de 365 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social de 44 municípios do estado. Desde o começo da pandemia, já são mais de 902 toneladas de alimentos arrecadados e que estão sendo destinados àqueles mais impactados pelos efeitos econômicos do isolamento social. Noventa militares do Comando Conjunto Leste – envolvendo Marinha, Exército e Aeronáutica – apoiam na logística de recebimento e distribuição das doações.

Fique por dentro das notícias do Mesa Brasil Sesc RJ clicando aqui!

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
Caminhada de Copacabana será virtual com programação ao longo de outubro

Caminhada de Copacabana será virtual com programação ao longo de outubro

Veja mais
Histórias que conectam: Conheça histórias das nossas alunas de esporte e lazer

Histórias que conectam: Conheça histórias das nossas alunas de esporte e lazer

Veja mais
Dicas de filmes Em Casa com o Sesc - cinema

A terceira idade representada no cinema

Veja mais