Festival Sesc de Inverno Mesa Brasil Sesc RJ no Mondial de La Biere

Mesa Brasil Sesc RJ completa 20 anos, incansável no combate à fome e ao desperdício

O programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil Sesc RJ tem a missão de incentivar o aproveitamento integral dos alimentos, por meio do preparo de receitas saborosas e de alto valor nutricional. O projeto atua no combate à fome e ao desperdício, recolhendo doações e as distribuindo a instituições sociais cadastradas, como creches, abrigos e asilos. 

Mais que a possibilidade de deixar para trás um passado de situação de rua, as pessoas acolhidas pela Associação Solidários Amigos de Betânia contam também com o privilégio de ter acesso a uma alimentação saudável, preparada à base de alimentos que antes sequer despertavam o desejo de serem saboreados. Essa realidade é possível porque a instituição é uma das beneficiárias do Mesa Brasil Sesc RJ, programa de segurança alimentar e nutricional, que tem a missão de combater a fome e o desperdício de alimentos. E, para isso, também investe na capacitação de cozinheiros e das pessoas atendidas nas instituições beneficiadas, que aprendem técnicas para aproveitar integralmente os alimentos, utilizando, de forma criativa e saborosa, partes que tradicionalmente são descartadas.

De janeiro a dezembro de 2020, o Mesa Brasil Sesc RJ – que faz parte da maior rede de banco de alimentos da América Latina – arrecadou mais de 2.100 toneladas de alimentos e registrou 343 parceiros doadores e 568 voluntários. As doações foram distribuídas a mais de 389 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social em 49 municípios do Rio de Janeiro – incluindo a Associação Solidários Amigos de Betânia. A filosofia do programa que, no ano passado, comemorou 20 anos, é a busca de uma sociedade menos desigual. Doadores de produtos e serviços unidos em uma corrente do bem para fazer a seleção das doações e, em seguida, a distribuição às pessoas beneficiadas.

– O saldo positivo do Mesa Brasil Sesc RJ é que as pessoas beneficiadas pelo programa usam o aprendizado para minimizar a dificuldade financeira, levam o hábito de se alimentar melhor, por meio do reaproveitamento, para a vida – conta Irmã Elcir, fundadora da Associação Solidários Amigos de Betânia, instituição beneficiada pelo programa desde que foi criado.

Para evitar que os pratos fiquem repetitivos, são oferecidas receitas surpreendentes e saborosas com os alimentos doados, como o brownie de feijão, o pudim de couve-flor, o suco de repolho roxo e maracujá e o croquete de chuchu. A Irmã conta, no entanto, que a carne moída com legumes e salada de legumes tradicionais são sucesso absoluto no abrigo.

– Essas pessoas passavam fome na rua e poderiam ter acesso a alimentos que não saberiam como aproveitá-lo. O Mesa Brasil Sesc RJ orienta como utilizar os alimentos na sua totalidade, o que faz bem fisicamente e nos fortalece espiritualmente – acrescenta Irmã Elcir.

De janeiro a dezembro de 2020, o Mesa Brasil Sesc RJ arrecadou mais de 2.100 toneladas de alimentos e registrou 343 parceiros doadores e 568 voluntários.

O Mesa Brasil Sesc RJ atua no combate à fome e ao desperdício, recolhendo doações e as distribuindo a instituições sociais cadastradas, como creches, abrigos e asilos. Para promover o aproveitamento integral dos alimentos, o programa investe na capacitação para ensinar às cozinheiras técnicas de utilização das partes que geralmente são jogadas fora, como talos, sementes ou cascas. Para o Mesa Brasil Sesc RJ, tão importante quanto impedir que um alimento vá para o lixo é mostrar que ele pode ser consumido na sua totalidade. E, para isso, o uso da criatividade e o conhecimento do poder nutricional dos alimentos é essencial para a elaboração de receitas saborosas e saudáveis.

– No início do Mesa Brasil Sesc RJ, havia instituições que não queriam receber alguns legumes e verduras; diziam que não gostavam ou que não era bom para crianças. Neste momento, se abria para nós uma grande oportunidade. Era o momento de quebrar paradigmas, criar novos hábitos e inseri-los no dia a dia das instituições – relembra Cida Pessoa, Coordenadora do programa Mesa Brasil Sesc RJ.

Diante da trajetória bem-sucedida do programa, surgiu a ideia de criar o projeto Redes Gastronômicas, que nasceu justamente da necessidade de capacitar os cozinheiros. No projeto, o Sesc RJ convida um chef para ensinar as técnicas de gastronomia às cozinheiras das instituições. Outra iniciativa oriunda do Mesa Brasil Sesc RJ, que segue a linha da reeducação e segurança alimentar, é o Pequeno Gourmet, projeto no qual as crianças começam a criar suas próprias receitas e a experimentar os alimentos oriundos de diversas preparações e, com isso, passam a ensinar aos pais o poder do aproveitamento integral, que multiplica as possibilidades de uso de um alimento.

Quem pensa que a pandemia paralisou as atividades do Mesa Brasil Sesc RJ está enganado. Para o programa foi um novo desafio. Desde o início, em março do ano passado, já são mais de 1,4 mil toneladas de alimentos arrecadados e que estão sendo destinados à parcela da população mais impactada pelos efeitos econômicos do isolamento social.

– No auge da pandemia, recebemos muitas ligações de famílias que relatavam não ter nada em casa para se alimentar. Nesse momento, entendemos que teríamos que dar um passo além. Precisávamos atender também essas pessoas, que necessitavam de apoio. Passamos a fazer cestas de hortifrúti, colhidos no campo e trazidos para o Rio ainda bem fresquinhos, permitindo, assim, o aproveitamento de todo o alimento – acrescenta Cida.

Para Cida, em um país onde milhares de pessoas sofrem de desnutrição e de doenças causadas pela falta de alimentação adequada, é gratificante coordenar um programa que tem largo alcance social.

– O Mesa Brasil Sesc atua em nível nacional. Acredito que essa missão deva ser compartilhada por todos os segmentos sociais na busca de uma sociedade mais humana. Aqui no Rio, estamos fazendo a nossa parte e os resultados têm sido surpreendentes ao longo de todos esses anos – comemora.

Texto do Jornal O Globo

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJ #RiodeMaosDadas

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais