Mesa sem Fome: distribuição de alimentos

Semana Mesa Brasil Sesc RJ

As ações da Semana do Mesa Brasil Sesc RJ envolveram a distribuição de refeições nas zonas Oeste do Rio e em Duque de Caxias, além de hambúrgueres em comunidades de Santa Cruz.

Mesa Brasil Sesc RJ distribuiu, nesta quinta-feira (16/7), 2 mil refeições a pessoas impactadas pela crise provocada pela Covid-19 na Zona Oeste do Rio e em Duque de Caxias. No município da Baixada Fluminense, a distribuição começou às 12h no Projeto Assistencial Sementes da Esperança (Rua 22 de março n° 3) em uma operação que contou com o apoio da Cruz Vermelha e beneficiou moradores do Jardim Managuá e Prainha. Já na capital, a distribuição contou com o apoio da Creche Escola Comunitária Sítio Alegre, percorrendo os conjuntos Nova Sepetiba I e II, Tijolinho e comunidades dos bairros de Santa Cruz e Pedra de Guaratiba, a partir das 15h. Foram entregues mil refeições em cada município.

Essa foi a sétima ação solidária do Mesa Brasil Sesc RJ com entregas de refeições prontas, iniciadas no dia 4/6, em comunidades da Região Metropolitana. Regularmente, o programa distribui a entidades cadastradas alimentos não perecíveis e in natura, mas por conta da pandemia, seu escopo foi ampliado. O preparo das refeições, distribuídas às quintas-feiras, ocorre nas cozinhas da unidade do Sesc em Engenho de Dentro e no restaurante do Sesc no Norte Shopping. Os insumos são fornecidos por empresas e instituições parceiras, assim como produtores rurais que contribuem para o projeto Mesa no Campo com hortifrutigranjeiros.

Distribuição de 1 mil hambúrgueres para moradores de comunidades de Santa Cruz

Depois da Rocinha e do Morro dos Prazeres, o Mesa Brasil Sesc RJ distribuiu, nesta sexta-feira (17/7), 1 mil hambúrgueres a moradores de comunidades do bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. A ação é uma união de esforços de vários parceiros para transformar em 10 mil sanduíches parte de uma doação de 16 toneladas de carne vegetal recebida pelo programa do Sesc RJ e que serão revertidas a pessoas em situação de vulnerabilidade social de comunidades do Rio.

A distribuição acontece às sextas-feiras em diferentes localidades – neste dia 17, a entrega aconteceu em frente à Associação de Mulheres de Santa Cruz, numa operação que conta com o apoio da Cruz Vermelha. A ação beneficiou moradores das localidades do Parque Florestal, Horto Florestal, Condomínios Belos, Santurini e Nicollos, Vilage, Zé do Zinco, Conjunto João XXIII, Conjunto Liberdade, Niécimo, Bangu I, II e III (Guandu Velho), Alvorada, Conjunto Novo Mundo, Victor Filho, São Fernando I e II, Chatuba, Campo Verde, Green Ville e Eucaliptau.

Os hambúrgueres são preparados por colaboradores do Sesc RJ no restaurante da instituição no Norte Shopping com insumos doados por diversos apoiadores: Burger King (carne), O Burguês, Bread Maker, Los Paderos (pão), Costelão do Cadeg (embalagem), produtores rurais de Nova Friburgo (alface e tomate), lanchonetes das unidades Sesc RJ e cozinhas profissionais do Senac RJ (condimentos e bebidas), fechadas temporariamente por conta da pandemia da Covid-19. A iniciativa foi inaugurada no dia 3/7, na Rocinha.

A distribuição dos sanduíches está em linha com a ampliação do escopo de atuação do programa do Sesc RJ, que antes da Covid-19 distribuía alimentos não perecíveis e in natura a entidades cadastradas. Em razão da demanda crescente ocasionada pela pandemia e pelo isolamento social, o Mesa Brasil Sesc RJ tem se dedicado também a distribuir os pratos prontos ao público final. Além dos hambúrgueres, às sextas-feiras, o programa entrega refeições às quintas.

Mesa Brasil Sesc RJ ultrapassa 1 mil toneladas arrecadadas em 2020

De 1 janeiro a 13 de julho deste ano, o Mesa Brasil Sesc RJ já arrecadou cerca de 1.054 toneladas de alimentos junto a mais de 200 parceiros doadores. Os donativos foram distribuídos a mais de 260 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social de 39 municípios do estado. Desde o começo da pandemia, já são mais 571 toneladas de alimentos arrecadados e que estão sendo destinados àqueles mais impactados pelos efeitos econômicos do isolamento social. Noventa militares do Comando Conjunto Leste – envolvendo Marinha, Exército e Aeronáutica – apoiam na logística de recebimento e distribuição das doações.

Fique por dentro das ações do Mesa Brasil Sesc RJ clicando aqui.
Participe do #MesaSemFome clicando aqui.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais