Voluntários Mesa Brasil retratos - SESC Madureira- - Foto Claudia Dantas
Crédito: Voluntários Mesa Brasil retratos - SESC Madureira- - Foto Claudia Dantas

Unidades do Sesc e Senac RJ são pontos de arrecadação para vítimas das chuvas

Programa Mesa Brasil Sesc está recebendo os donativos e entregando nas localidades atingidas na Região Metropolitana e na Costa Verde

Depois de arrecadar e entregar mais de 37 toneladas de alimentos e outros donativos para as vítimas das enchentes no Norte e Noroeste do estado, em janeiro, o Sistema Fecomércio, por meio de Sesc e do Senac RJ, agora se mobiliza para ajudar os atingidos pelas chuvas que caíram na Região Metropolitana do Rio entre o fim da semana passada e o início desta. A catástrofe natural já deixou, segunda a Defesa Civil estadual, cerca de 5 mil pessoas desabrigadas e desalojadas.

Todas as unidades do Sesc e do Senac no estado do Rio de Janeiro se tornaram pontos de arrecadação. Além de alimentos, solicita-se a doação de água, produtos de higiene pessoal e de limpeza, colchões, roupas, agasalhos, fraldas e absorventes.

Na segunda-feira (2/3), antes de iniciar esta nova campanha de arrecadação, o programa Mesa Brasil Sesc já fez um atendimento emergencial com produtos de estoque. Entregou cerca de 400 quilos de alimentos, como arroz, feijão, óleo, farinhas, açúcar, fubá, macarrão e água mineral, à organização Mundo Novo da Cultura Viva, cadastrada no Programa. A entidade está acolhendo e preparando refeições para moradores da Chatuba, em Mesquita, que tiveram suas casas alagadas.

Além dos alimentos, o Mesa Brasil Sesc entregou à entidade – que também está ajudando na limpeza das moradias – 900 itens de higiene pessoal e limpeza, como sabão em pó, álcool, creme dental, fraldas, sabonete, desinfetante, papel higiênico, shampoo, condicionador, entre outros. Nessa ação, foram atendidas cerca de 250 famílias, totalizando aproximadamente mil pessoas.

À medida que os donativos forem chegando, o Sesc RJ os entregará nas demais localidade da Região Metropolitana. Além das doações de pessoas físicas, o Mesa Brasil Sesc também está recebendo apoio de empresas. A Atento, empresa de telemarketing de Madureira, doou 28 geladeiras, que serão revertidas aos desabrigados cadastrados.

COSTA VERDE TAMBÉM ATINGIDA – Além do Rio e Grande Rio, outras regiões do estado também registram perdas causadas pelas chuvas. Autoridades de Mangaratiba pediram ao Sistema Fecomércio apoio do programa Mesa Brasil Sesc – que hoje alcança 82 municípios do estado. Segundo relatório da Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Mangaratiba, 170 famílias já foram atendidas pelo órgão, e em 132 residências houve perda de móveis e objetos pessoais. Na manhã desta quarta-feira (4/3), 200 cestas básicas foram entregues às vítimas do município.

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
Baixada Verde Turismo Social

Baixada Verde: um convite ao turismo de aventura

Veja mais

Gestores de cultura do Sesc discutem a atuação da instituição no Brasil

Veja mais
Mesa sem Fome: distribuição de alimentos

Mesa Brasil Sesc RJ distribui mil hambúrgueres no Morro dos Prazeres

Veja mais
Dicas de cinema mazzaropi

O Cinema de Amácio Mazzaropi

Veja mais