Marilena Chaui participa do ciclo de debates Mutações – Ainda sob a tempestade

Palestra “Totalitarismo sem mito” será realizada no dia 12/11, no Auditório Pedro Calmon (UFRJ), no Campus da Praia Vermelha – Urca

O ciclo de debates Mutações – Ainda sob a tempestade recebe nesta terça-feira (12/11) a filósofa brasileira Marilena Chaui para a palestra “Totalistarismo sem mito“. O debate faz parte do projeto Sesc Espaço Pensamento, que busca conectar ideias e impressões sobre o atual cenário político-social do mundo. Venha assistir e refletir com a gente.

O encontro será realizado no Auditório Pedro Calmon (UFRJ), no Campus da Praia Vermelha – Urca.  A entrada é gratuita.

Perfil – Mestre e doutora em filosofia pela USP, universidade da qual foi professora titular, Marilena ministrou cursos de pós-graduação nas universidades de Paris, Pisa e Bolonha (Itália), Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Stanford e Columbia (USA) e King’s College (Londres). Ela recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Paris VIII, pela Universidade Nacional de Córdoba e pela Universidade Federal de Sergipe. Em 1981, recebeu o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) pelo livro Cultura e democracia; em 1994, o prêmio Jabuti pelo livro Convite à Filosofia; os prêmios Sérgio Buarque de Holanda (Biblioteca Nacional), em 1999, e Jabuti, em 2000, pelo livro A nervura do real. Imanência e liberdade em Espinosa. Foi secretária municipal de cultura de São Paulo de 1989 a 1992 (durante o governo de Luiza Erundina).

Ela publica regularmente artigos em periódicos nacionais e internacionais de filosofia, história e ciências sociais. E escreveu também O que é ideologia, Cultura e democracia, Convite à Filosofia, Espinosa. Uma filosofia da liberdade, Merleau-Ponty. Uma experiência do pensamento, A nervura do real. Imanência e liberdade em Espinosa, Política em Espinosa, Desejo, paixão em ação na ética de Espinosa, Brasil: Mito fundador e sociedade autoritária, Escritos sobre a Universidade, Simulacro e poder. Uma análise da mídia, Política cultural, Introdução à história da filosofia (em dois volumes), Escritos de Marilena Chaui, Between conformity and resistence. Participou das seguintes coletâneas: Os sentidos da paixão, O olhar, O desejo, Ética, Artepensamento, O homem máquina, Civilização e barbárie, O silêncio dos intelectuais, Vida Vício Virtude, Mutações: entre dois mundos.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais