Dia Mundial Sem Tabaco
Crédito: Final cigarette stubbed out, end of smoking

31 de maio – Dia Mundial Sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco foi instituído no dia 31 de maio em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. 

Quem fuma corre grande risco de se tornar dependente e ficar doente. Fumantes possuem maior predisposição para desenvolver diversas doenças causadas por vírus, bactérias e fungos, o que pode causar inflamações e prejudicar o sistema de defesa do corpo. Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) estimam que, no Brasil, sejam diagnosticados mais de 30 mil novos casos de câncer de pulmão, para cada ano entre 2020 e 2022.

A fumaça do cigarro possui substâncias tóxicas que danificam os órgãos em seu caminho através do corpo quando inaladas e também influenciam alterações genéticas das células. Isso pode causar várias doenças e incluindo diversas formas de câncer. O coração, os vasos e pulmões dos fumantes são particularmente os mais afetados.

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

A Doença Pulmonar Obstrutiva crônica (DPOC), na verdade, constitui um grupo de doenças respiratórias, que bloqueiam o fluxo de ar e dificultam a respiração. O enfisema e a bronquite crônica são as doenças mais comuns que compõem a DPOC. As lesões aos pulmões causadas pela DPOC são irreversíveis.

Sabe-se que o consumo regular do tabaco pode resultar em doenças crônicas e incuráveis causando prejuízo significativo da qualidade de vida. É um importante fator de risco para o desenvolvimento de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Em comparação com os não fumantes, os fumantes têm um risco maior de morte prematura, ou seja, menor expectativa de vida.

Parar de fumar é um desafio! Ainda mais agora, na pandemia, com o aumento do estresse por conta de fatores sociais, emocionais e econômicos.

Em todo o mundo, cerca de 780 milhões de pessoas dizem querer parar de fumar, mas apenas 30% delas têm acesso às ferramentas que podem ajudá-las nesse sentido. Como incentivo, listamos alguns dos (muitos!) pontos positivos em parar de fumar. Confira os benefícios depois de um certo tempo:

  • 12 a 24 horas – os pulmões passam a funcionar melhor;
  • 2 dias – o olfato e o paladar melhoram;
  • 3 semanas – a respiração fica mais fácil e a circulação melhora;
  • 1 ano – o risco de morte por infarto cai pela metade.

Se você deseja parar de fumar, procure um posto de saúde e descubra como aderir ao tratamento, é gratuito. E não desista, vale a pena!

Clique aqui e acesse o site do INCA para mais informações sobre o instituto e sobre a campanha Dia Mundial Sem Tabaco 2021!

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJSaúde

Outras Notícias

Ver todas as notícias
dengue

Faça parte da luta contra à dengue

Veja mais

CREI Sesc Senac: Sesc RJ e Senac RJ inauguram, em abril, um Centro de Referência em Educação Inclusiva para a formação de educadores na Tijuca

Veja mais
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais