dia mundial de saúde
Crédito: Getty Images

Dia Mundial da Saúde

O dia 7 de abril foi a data escolhida como o *Dia Mundial da Saúde* em comemoração à fundação da Organização Mundial da Saúde, OMS, no ano de 1948. Desde 1950, a cada ano é introduzido um novo tema, marcando o início de campanhas para serem lembradas o ano todo.

Neste ano, a OMS convida você a participar da campanha para construir um mundo mais justo e saudável para todos (as) em cada lugar do planeta. A pandemia do novo coronavírus vem mostrando em todo o mundo as desigualdades, seja no acesso a um serviço de saúde de qualidade, seja na luta diária para sobreviver com pouca renda.

O lema da campanha do Dia Mundial da Saúde – 2021 está concentrado na equidade, que também é um princípio constitucional do Sistema Único de Saúde brasileiro, o SUS, e seu objetivo é diminuir as desigualdades. Todavia, não basta cumprir-se o reconhecimento de que na saúde todos (as) têm direitos iguais. É preciso considerar que cada indivíduo é diferente e precisa de tratamento distinto de acordo com a sua necessidade, sem discriminação de qualquer natureza que possa prejudicar a assistência.

Na situação atual, vemos que a saúde não está garantida e o quanto ela precisa ser valorizada. Muitas evoluções tecnológicas de tratamento e de cuidados contribuíram imensamente para o aumento da expectativa de vida. Por outro lado, não estamos preparados para lutar contra novas doenças.

No Brasil a pandemia já levou mais de 330.000 vidas, sendo mais de 13 milhões de infectados.

Neste dia, mais do que palmas para os (as) Profissionais da Saúde que atuam na linha de frente, vários (as) com férias canceladas, que trabalham incansavelmente, a humanidade merece respeito e esperança. A OMS mostra seu reconhecimento aos trabalhadores da saúde por sua dedicação, compromisso e sacrifício para vencer a pandemia da Covid-19 anunciando na 73ª Assembléia Mundial da Saúde de 2020, em Genebra, como o Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidadores.

A chegada das vacinas trouxe expectativas. Mas, para sairmos dessa, precisamos de *vacinação ampla, geral e irrestrita*, para enfrentar esse desafio juntos (as). A atitude de cada um (a) afeta a vida dos (as) demais.

Este é um momento primordial de unirmos forças para combater a Covid-19. Mas, mesmo com a vacina uma vez aplicada, precisamos seguir com as medidas preventivas:

  • Manter o distanciamento de pelo menos 2,0 m, evitando aglomerações;
  • Usar Máscara, protegendo boca e nariz, ao sair e voltar para casa, no trabalho e na escola, nas compras e nos passeios;
  • Usar álcool a 70 % quando não for possível lavar as mãos;
  • Manter-se em casa tanto quanto possível.

O Sesc RJ está com você nesta luta.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais
Cultura

Cultura: Espetáculos teatrais que se apresentaram no Sesc RJ levam os prêmios Shell e CBTIJ 2023

Veja mais
5ª Argumenta

5ª Argumenta: Sesc RJ oferece oficinas virtuais gratuitas de roteiro e cinema

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo inicia os playoffs da Superliga contra o Barueri

Veja mais