Crédito: Getty Images

Na medida do possível

Em tempos de dias corridos, muitas tarefas, acesso às redes sociais, não encontramos o famoso “tempo” para o cuidado consigo mesmo.

Na medida do possível, vamos vivendo nossa vida, “batalhando” nosso ganha pão, nossas obrigações, responsabilidades, mais e mais situações que acontecem, que nos tomam tempo e energia. E nessa medida do possível, deixamos esse cuidar da gente para um momento futuro. Quem sabe no final de semana? Talvez semana que vem? Quem sabe na segunda? (o famoso dia do início das mudanças).

Dessa forma, vamos caminhando pelo tempo carregando um corpo que aprende, envelhece, deixa marcas, suporta pressões, que é força de trabalho, emana a vida e também expira cuidados (muitas vezes, deixado para depois).

Pense e busque na memória (honestamente) quando foi seu último exame médico? Como está sua saúde emocional? Quando foi sua última pausa? Quanto tempo do seu dia é dedicado a você?

E na medida do possível, vamos vivendo, seguindo, de encontro a quê? Quais são seus planos, metas? Quais são seus sonhos? Como vai sua carreira, seu trabalho, sua família, suas emoções? E eis aqui uma reflexão: “Consigo transpor minhas dificuldades, viver meus sonhos, buscar realização pessoal, profissional, seja qual for o objetivo de vida, sem saúde?”

Então, na medida do possível, inclua VOCÊ nas suas prioridades, se permita pausar, fazer algo que goste, agende sua consulta médica, avalie sua condição de saúde e, se preciso, inicie e conclua seu tratamento. Se cuide e se permita viver tudo o que você merece e almeja da melhor forma. E na medida do possível, seja você o protagonista de sua história! Cuide-se!

Eu sou Cristiane Tavares, Analista de Saúde do SESC RJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Fórum Internacional Mesa Brasil

Fórum internacional discutirá a fome e o desperdício de alimentos

Veja mais
Guia sobre arduíno - Arte, Ciência e Tecnologia

ACT: Placa arduíno e suas funcionalidades

Veja mais

Sesc RJ leva atendimento odontológico móvel e gratuito a Queimados

Veja mais
Som do Sesc: Nando Reis e filho Sebastião apresentam live com abertura de Chico Chico

Maria Gadú é a atração do Som do Sesc deste sábado (25/9)

Veja mais