
Saiba como se alimentar bem e aumentar sua imunidade
A alimentação é parte muito importante para o bom funcionamento do sistema imune. Em tempos de pandemia do coronavírus, precisamos ter muito cuidado com fake news divulgadas na mídia. Não existe um alimento ou nutriente milagroso que evite ou trate a Covid-19, doença causada pelo vírus. O que existem são alimentos que podem aumentar a nossa imunidade, prevenindo assim o desenvolvimento de muitas doenças.
Manter uma alimentação saudável e equilibrada ajuda o organismo a ficar mais bem preparado para enfrentar invasores como vírus e bactérias. Como forma de fortalecer o sistema imunológico, é recomendada a ingestão de alimentos ricos nas vitaminas A, C e E, antocianinas, ômega-3, minerais, como o selênio e o zinco, e probióticos. Além disso, recomenda-se a redução do consumo de açúcares e produtos ultra processados, que estão cheios de corantes e conservantes.
Abaixo, os nutrientes e suas fontes:
Vitamina A
Suas principais fontes são fígado, leite, cenoura, batata doce, manga, mamão, pimentão, alface e ovos.
Vitamina C
As frutas cítricas são ricas em fibras e em vitamina C, além de terem propriedades anti-inflamatórias. São exemplos: laranja, limão, kiwi, acerola e morango.
Prefira sempre a fruta in natura ou prepare sucos sem eliminar a casca. Assim, você consegue aproveitar o máximo dos nutrientes presentes nessas frutas. Além disso, como a vitamina C é facilmente destruída pela luz e pelo calor, o suco deve ser consumido imediatamente para que ele não perca a maior parte de seu valor nutricional.
Outras fontes de vitamina C são os vegetais verde-escuros como o espinafre, bertalha, agrião, couve, brócolis e chicória, que podem ser consumidos em saladas, refogados e no vapor.
Vitamina E
Sementes de girassol, avelã, amendoim, amêndoas, pistache, manga, azeite de oliva, azeite de girassol, nozes e abacate.
Antocianinas
São os alimentos arroxeados como a beterraba, repolho roxo, uvas roxas, ameixa, jabuticaba. Estes alimentos aumentam a atividade do sistema imunológico. Podem ser consumidos in natura, em forma de sucos ou no vapor.
Ômega – 3
Sardinha, salmão, atum, semente de chia, nozes e linhaça.
Selênio
As concentrações de selênio dependem do teor presente no solo e na água. Suas principais fontes são: castanha do Pará, frutos do mar, fígado, carne vermelha e aves, alho e cebola.
Zinco
Carnes vermelhas, aves, peixe, fígado, gérmen de trigo, cereais fortificados com zinco, grãos integrais e frutos secos (castanhas, amendoim e castanha do Pará).
Probióticos
Estes alimentos possuem microrganismos vivos que recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. São exemplos o iogurte natural e o leite fermentado
Lembramos ainda que é fundamental manter uma boa hidratação e que é preferível consumir sempre alimentos in natura, limitando o uso de alimentos processados e evitando alimentos ultraprocessados como bolos prontos, refrigerantes, macarrão instantâneo e temperos prontos.