Caminhos da Mata

Caminhos da Mata

Composta pelos municípios de Itaboraí, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá, a região turística Caminhos da Mata é conhecida pela sua preservação ambiental e por seus atrativos naturais e históricos.

Silva Jardim é a primeira cidade do país com maior número de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), protegidas por particulares interessados na conservação ambiental. Convida a todos a descobrir seus segredos através de um circuito a pé por pontos turísticos que contam a história política, cultural e econômica do centro da cidade.  Dentro seus diversos atrativos destacam-se o Centro Cultural Capivarí, a Lagoa de Juturnaíba e a famosa Aldeia Velha, distrito de Silva Jardim situado ao pé da Serra do Mar e intitulado capital do ecoturismo, muito procurado por suas cachoeiras e rios de águas cristalinas e festivais, como o Aldeia Rock Festival. Além disso, Silva Jardim é conhecida mundialmente por abrigar a Reserva Biológica Poço das Antas, unidade de conservação federal e primeira reserva biológica criada no país com o objetivo de resguardar o ecossistema de Mata Atlântica costeira, proteger a fauna nativa e preservar espécies ameaçadas de extinção como, por exemplo, o mico-leão-dourado.

Para aqueles que desejam conhecer melhor um lugar que possui vários monumentos culturais e históricos, São Gonçalo possui fazendas com mais de três séculos de existência e uma capela com mais de 350 anos, a Capela da Luz. É possível visitar também a Ilha das Flores e o Centro de Memória da Imigração, museu a céu aberto dedicado à primeira hospedaria de imigrantes do país, que recebeu mais de 300 mil estrangeiros entre os anos de 1877 e 1966.

O município de Itaboraí se destaca na preservação de fósseis, onde já foram encontrados ossos de mastodontes e de preguiça gigante, evidenciando, inclusive, a existência humana primitiva no Parque Paleontológico de São José, um dos sítios arqueológicos mais antigos do Brasil e uma das terras visitadas por Charles Darwin. Aberto a visitações, o parque conta com laboratórios, bibliotecas e salas com exposições de artefatos raros, sendo um dos melhores locais para atividade com grupos de amigos ou familiares em qualquer época do ano que aproveitam a área não somente para conhecer a história, como também para passear, andar de bicicleta e fazer caminhadas.

Em Tanguá, a Usina de moagem de cana teve sua construção iniciada em 1920. Nesse período, a estação ferroviária de Tanguá passou a ter grande importância, já que, dela, saíam o açúcar e o álcool produzidos pela usina com destino a Niterói e ao Rio de Janeiro, onde eram comercializados. Após o fechamento da usina, no mesmo prédio foi instalada a Companhia Brasileira de Antibióticos, considerada, enquanto em operação, a maior indústria farmacêutica da América do Sul na produção de antibióticos. Na mesma década de 1970, foi descoberta, em Tanguá, uma das maiores reservas de fluorita do Brasil, mineral que, como o calcário, representa uma das maiores riquezas minerais do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente o Circuito da Laranja é o principal roteiro turístico da cidade e surge a partir do destaque do município na produção de laranja de mesa, sendo o maior produtor de laranja do Estado do Rio de Janeiro. No percurso o visitante tem a oportunidade de conhecer um pomar de laranja, colher e degustar a fruta, além de visitar algumas propriedades rurais, e ainda comprar produtos agrícolas e artesanais, vivenciando assim um agradável dia no campo.

A região de Rio Bonito não possui praias, mas possui muitas quedas de água, rios e florestas remanescentes de Mata Atlântica em torno da cidade. Faz divisa com os municípios de Tanguá, Itaboraí, Saquarema, Araruama e Cachoeiras de Macacu. Rio Bonito possui pontos turísticos como cachoeiras, rios e saltos, espalhados pela cidade, O Engenho da Farinha é Patrimônio Material do município. O prédio que abriga o engenho foi erguido no fim do século XIX.

O Sesc RJ também está presente nesta região e desempenha seu papel social fundamental, com unidade disposta no município de São Gonçalo. Podendo ser considerada também como atrativo da cidade, a Unidade oferece além de atividades culturais, educacionais, ambientais e sociais, passeios e excursões pelos principais pontos turísticos da cidade, estado e país, por meio do Turismo Social e seus projetos.

Por tanta beleza, história e cultura, quando tudo melhorar, aproveite para conhecer a região com a gente!

Fontes:
Prefeitura de Silva Jardim
Aldeia Velha
Unidades de Conservação no Brasil
Guia Turístico e Cultural de São Gonçalo
Museu da Imigração da Ilha das Flores
Prefeita Tanguá – Circuito da Laranja

Confira nossas dicas de Turismo clicando aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais