Mostras Regionais de Artes Cênicas 2021

A Mostra Regional de Arte Cênicas está de volta! E, este ano, a programação será toda online, mantendo sua premissa de produzir encontros e estimular as investigações e realizações de artistas do estado. Buscando articular a dimensão da virtualidade, as experiências deste ano são atravessadas pela pandemia e os seus impactos, e refletem as condições de trabalho dos artistas nela envolvidos. A adaptabilidade às plataformas digitais, as possibilidades que estes dispositivos oferecem na perspectiva da produção de variadas estéticas, são alguns elementos que se discutem neste ano e com os quais esperamos contribuir para a reflexão dos públicos e agentes culturais.

O Sesc RJ convidou diretores e artistas de diferentes regiões do estado para desenvolver processos de criação colaborativa. Ao longo dessa jornada criativa, os participantes trocam informações sobre as suas propostas artísticas, reformulam práticas profissionais, inserem novos elementos em suas obras e reconfiguram as mesmas. Posteriormente, os grupos compartilham com o público essas vivências apresentando seus trabalhos e discutem em fóruns públicos de debate sobre produção cultural.

Com o objetivo de ampliar o intercâmbio entre os artistas e suas experiências, o projeto atua de forma singular sobre as diferentes regiões de produção cultural do Estado do Rio de Janeiro e as suas peculiaridades. A Mostra Serrana, Mostra Fluminense, Mostra Campista, Mostra Baixada e Mostra Zona Norte pretendem ampliar a visibilidade sobre os artistas locais e evidenciar seus trabalhos para as diversas plateias, além de promover fóruns de debate sobre modos de produção e criação.

Confira a programação!

Unidades