Jornada Antirracista

O Sesc, por meio da Gerência de Educação, apresenta o projeto Jornada Antirracista, é uma programação que ao longo de três meses convoca toda a sociedade a discutir, pensar e refletir sobre a problemática do racismo na sociedade brasileira, buscando, contribuir para a mudança de comportamento das pessoas. O SESC  cumprindo o seu papel de agente educador e propositivo, reconhecendo a realidade que estamos inseridos, ao longo dos últimos anos, vem intensificando e consolidando sua agenda educativa de combate ao racismo. Cumprindo nossa responsabilidade no estabelecimento do bem estar social, bem como, o estabelecimento de uma sociedade mais justa e racialmente igualitária. Acreditamos que o processo educativo é uma ferramenta indispensável ao combate ao racismo e todas as suas variantes e mazelas sociais.

A Jornada Antirracista busca refletir acerca das mazelas do racismo no cotidiano das pessoas, analisando as dinâmicas do racismo estrutural brasileiro, mas, também, evidenciar a potencialidade do povo negro, um povo que vem há séculos, criativamente, resistindo a tal opressão.

É fato que os negros, nessas últimas décadas, estão mais inseridos nos postos de trabalho e mais presentes nos bancos escolares. Os indicadores sociais demonstram uma ligeira mudança nas posições ocupadas pelos negros em relação ao acesso e ao rendimento escolar. Todavia, se considerarmos as taxas de eficiência dos alunos negros no sistema educacional, a distribuição salarial e os postos de serviços ocupados, os negros permanecem, invariavelmente, em desvantagem, sem falar nos indicadores de segurança pública, os negros figuram nas piores taxas e indicadores de violência.

O Brasil possui especificidades históricas que fundamentam uma trajetória de desigualdade racial e social que o coloca no topo do ranking dos países mais desiguais do mundo. Sob a ideia de exclusão social calcada em critérios socioeconômicos, subjaz uma latente desigualdade racial que é retroalimentada cotidianamente. Exatamente por isto precisamos refletir sobre esta realidade e buscarmos juntos, a solução para tais problemas.

Unidades