Semana Mundial do Brincar – Brincantes

Se você já ouviu as expressões “Mantenha a sua criança interna viva”, “Faça como uma criança”, “Liberte a sua criança interior” – entre outras – e nunca se perguntou o porquê de tantas referências à criança e, por conseguinte, ao brincar, você precisa continuar conosco!

A partir do dia 4 de maio compartilharemos diferentes formas e reflexões a respeito do brincar e, sobretudo, da importância do brincar nas infâncias. Uma etapa fundamental, que influencia todas as demais.

O direto ao brincar está assegurado pela Constituição. Estudos e pesquisas de muitas partes do mundo, enfatizam que uma atividade tão conhecida e prazerosa, reflete diretamente na saúde física, emocional, cognitiva e social. Está presente na memória, nas lembranças do corpo, no nosso imaginário. Podemos esclarecer também, que é uma aprendizagem cultural, ou seja, nos torna responsáveis para que se perpetue.

Assim, contamos com vocês! Brincar independe de classe social, de gênero, de raça, de lugar, de idade. Sem dúvida, é a forma mais genuína de nos conectarmos à nossa essência, à natureza e às outras pessoas e outros seres, de perto ou de longe. Essa semana em destaque, nos incentiva a cativar, a aproximar você da atmosfera brincante, na expectativa de que essa possibilidade constitua uma atitude ou, melhor dizendo – um desejo permanente – e invada a sua realidade. Que possamos dar as mãos em prol do brincar, pois é uma realidade ao alcance de todos. Um Bem, um Patrimônio que devemos deixar para as gerações. Esperamos que percebam o quanto o brincar influenciou e pode influenciar a vida de cada um. Seja um eterno Brincante.

Traga sua criança (inclusive a interior) para “brincantar” com a gente nos cantos e encantos criados pelo Sesc (Educação Infantil e Sesc+ Infância).

Unidades