Formação Continuada para professores de Línguas Adicionais: propostas teórico-práticas

Vivemos em um mundo hibridizado, mestiço e diverso, onde a mistura linguístico-identitária é cada vez mais evidenciada. Partindo, então, da consciência de que o(a) professor(a) de línguas pode contribuir para a desconstrução de discursos únicos, globais, colaborando para a reconstrução das práticas sociais (FOGAÇA & GIMENEZ, 2007), esse curso objetiva promover uma reflexão sobre algumas das epistemes com as quais vimos operando no campo da educação linguística, encorajando práticas educativas mais alinhadas com o propósito das aulas de línguas adicionais no contexto escolar. Para tanto, propostas teórico-práticas sobre os seguintes tópicos (ou conceitos) serão abordadas: língua estrangeira x língua adicional; prática exploratória; documentos oficiais; métodos, abordagens e pós-método; abordagem comunicativa; letramento sociointeracional crítico; material didático; educação linguística decolonial; planejamento de aula e avaliação e um trabalho com a leitura que privilegie a formação cidadãos críticos.

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