Dia Nacional da Cultura – exposição virtual Ruínas: fragmentos da cidade

Convidamos você a visitar a exposição Ruínas: fragmentos da cidade, de Gabriel Ribeiro, pelo link https://poly.google.com/u/0/view/8L1vmcqjSeL.

Memória e Territorialidade

Partindo da premissa de que para construir uma sociedade mais justa é importante valorizar a diversidade cultural brasileira, o Sesc RJ apresenta projetos e ações que fortalecem as raízes culturais dos territórios e suas múltiplas identidades.

O programa Cultura busca nas variadas linguagens artísticas formas para trocar conhecimentos, vivências, experiências e fomentar novas perspectivas. Em artes visuais, as exposições dão protagonismo aos artistas do entorno, fortalecendo as identidades da cidade e região.

Um poderoso instrumento que contribui com a consolidação de identidades e de resistência cultural é a memória local, que discute e agrega as transformações ocorridas com o passar do tempo. Mas, do que é feita a memória de uma cidade? De sentimentos, experiências e vivências? Fotografias, documentos, construções?

Para refletir sobre esses questionamentos, apresentamos a exposição Ruínas: fragmentos da cidade, com 15 obras do fotógrafo Gabriel Ribeiro que retratam casas em estado de abandono, trabalhando essas ruínas como algo remanescente, ou seja, como vestígios da história e da memória, e, abordando subjetivamente os aspectos políticos da transformação urbana e da representação de espaços, atrelados aos efeitos do tempo.

 

Unidades

Domingo, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Feriados, 00h | Gratuito

Faça o tour virtual em https://poly.google.com/u/0/view/8L1vmcqjSeL e visite a exposição.