Sesc RJ Pulsar: SALVÍFICOS MOVIMENTO #1 – ENSAIO MINEMÔNICO (AUDIOVISUAL)

O audiovisual expandido “Salvíficos #1 – ensaio mnemônico” (2022) usa software de “reconhecimento facial”, e parte da investigação da origem genética dos afrodescendentes brasileiros, permitindo, também, a participação de usuários com fenótipos variados. Com a parametrização a obra discute o memoricídio e identidades, problematizando a ideia de representação e padronagem. O Arcade Game terá trilha sonora para cada “reino africano” e para programação interativa, já em sua estética, padrões remetendo ao “Afrofuturismo”. Reflexões sobre a diáspora africana são adensadas ao se apropriar de outro referencial imagético, idealizado pelos artistas da “Missão artística francesa no Brasil” de 1816, que registraram o cotidiano no Brasil na época da colonização”. Registro que compunha um mostruário de características fisionômicas dos escravizados. Essas definições fenotípicas, modelos (atrás: fotos de rostos contemporâneos de negros originários das regiões africanas citadas), são templates, como padrões indexados e hospedados na plataforma, sugerindo acordos e desacordos com as características dos rostos dos interatores e os seus possíveis graus de descendência.

Ficha Técnica:
Instalação interativa baseada em Arcade game, contendo alto-falante, monitor de vídeo e console (joystick e botões de comando) Webcam e sinalização em braile + Interface interativa de net art com programação em Raspberry Pi. Medida aproximada do Gabinete (instalação: móvel de madeira): Alt. 175 cm X Larg. 65 cm X Prof. 80 cm.

Machine Learning e A.I: Roger Sodré
Fabricação digital: Allan Moreira
Raspberry Pi: Victor Guerra
Trilha sonora: Rodrigo Caê
Interlocuções: Larissa Macêdo e João Simões
Fotografia: André Fraga
Banco de dados: Irving Pinelo e João Cerala

Unidades

Sesc Duque de Caxias

Terça, Quarta, Quinta, Sexta e Sábado, 08h às 17h | Livre | Gratuito

Redes sociais: @eduardosalvino; @rsodre; @allanmoreiraoficial; @victorguerra_; @rodrigocaemusic; @larissacsmacedo;  @fofuriosa; @andreluiz_fraga; @irwingrenan; @joaocerala

 

Marcar na minha agenda do Google