Ocupação Mercedes Baptista

Os passos de Mercedes Baptista

O Sesc tem como princípio garantir que os diversos conceitos, vozes e culturas possam se manifestar livremente, apresentando um panorama da diversidade e da riqueza da cultura brasileira.

Por meio de suas ações e programações, o Sesc busca promover uma visão de mundo igualitária e democrática, proporcionando o acesso a diversas expressões artísticas e culturais para além daquelas já consagradas e estabelecidas. Dessa forma, possibilita a ampliação do repertório cultural dos indivíduos e abre um espaço de diálogo para questões sensíveis e urgentes, como as pautas identitárias de raça, gênero e religiosa, entre outras.

A exposição “Mercedes Baptista: a dama negra da dança” apresenta a trajetória de Mercedes Baptista, reverenciando a importância e contribuição dessa mulher negra, criadora da dança afro-brasileira na luta antirracista e, principalmente, na construção da identidade cultural brasileira.

Reconhecer e valorizar a história de Mercedes Baptista, que foi a primeira mulher negra a ingressar no corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, é fortalecer as conquistas dessa mulher que ocupou espaços e abriu caminhos não só para outras mulheres negras, mas também para que cada um de nós tivesse o direito de criar seus próprios passos.

Confira a programação completa.

 

Unidades

Sesc Copacabana

Domingo, Terça, Quarta, Quinta, Sexta e Sábado | Gratuito | Pago

Marcar na minha agenda do Google