Sesc Verão Praia de São Tomé: corrida com Vanderlei Cordeiro

O atleta fará uma participação na tradicional Corrida de Santo Amaro, no percurso de 8km, ligando a Praia do Farol de São Tomé ao distrito de Santo Amaro. As inscrições estão a cargo da prefeitura, através da Fundação de Esporte. Informações pelo telefone: (22) 2733-2471.

Vanderlei Cordeiro de Lima é um ex-maratonista brasileiro, bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas. Durante a prova da Maratona em Atenas, na altura do km 35, a pouco mais de sete quilômetros da chegada no estádio Panatenaico, ele foi atacado no meio da rua por um espectador, o ex-padre irlandês Neil Horan, que o jogou fora da pista. Ajudado por um espectador grego, Polyvios Kossivas, a se desvencilhar do agressor, voltou à prova ainda na liderança, mantendo ainda a metade da vantagem que tinha. Entretanto, o inesperado e o susto da agressão sofrida tiraram a concentração do atleta que não conseguiu manter o mesmo ritmo, chegando em terceiro lugar.

Sua força de vontade e determinação em prosseguir na prova mesmo após o ataque, simbolizaram o verdadeiro espírito olímpico e o proporcionou receber a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), sendo o único brasileiro a receber tal honraria.

Unidades