Ciclo Paquetá de debates + Lançamento da Revista Paquetá n.2 e Lançamento do selo Casa Sesc Editorial, com o livro “À la Geringonça”

com Itamar Vieira Junior e Amara Moira

Mediação: Moisés Nascimento

Sexta 01 AGO | 16H
CASA SESC

A conversa será uma reflexão sobre como as histórias que contamos – e aquelas que nos contam – moldam as fronteiras simbólicas e concretas dos territórios físicos e afetivos que habitamos, a partir da palavra-tema da edição 2 da Paquetá, “Território da palavra” e com a presença de duas autorias que contribuíram na revista: Amara Moira e Itamar Vieira Junior.

Ainda neste ciclo será lançada a primeira publicação do Selo Casa Sesc Editorial, o livro À La Geringonça, uma parceria entre Sesc RJ e Editora Senac.

Amara Moira
Travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp e autora dos livros “E se eu fosse puta” (n-1 edições, 2023) e “Neca: romance em bajubá” (Companhia das Letras, 2024). Foi também tradutora do livro de contos “Chuva dourada sobre mim” (Diadorim editora, 2024), da argentina Naty Menstrual. Atualmente atua como coordenadora no Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo.

Itamar Vieira Junior
Vencedor de prêmios no Brasil e no exterior, além de ser o primeiro brasileiro finalista do prestigiado International Booker Prize. Nasceu em Salvador (1979) e é autor da coletânea de contos Doramar ou a Odisseia, do infantil Chupim, e dos romances Salvar o fogo (Prêmio Jabuti 2024) e Torto arado (Prêmios Jabuti e Oceanos 2020; Prêmio Montluc Résistance et Liberté 2024). Esse último se tornou um dos maiores sucessos – de crítica e de público – da literatura brasileira nas últimas décadas, sendo traduzido para mais de trinta idiomas. Torto arado inspirou adaptações para o teatro, um musical e uma canção do compositor Rubel.

Moisés Nascimento
Cria de Serra Dourada, um dos fundadores dos projetos Zumbi Vem e SD Bibliobikesom, ambos na Serra/ES. Educador, músico, produtor cultural, é doutor em teoria literária (UFRJ) e atua como analista de literatura do Sesc Rio. Filho de Xangô, é Ogã de Oxóssi no Ilé Àṣẹ Ìṣégun Ọdẹ.

Libras | Audiodescrição | Gratuito | Livre