Encurtando distâncias entre o livro e o leitor

com Adriana Ferrari e Catia Lindemann

Mediação: Iara Souto

Quinta 31 JUL | 18H
CASA SESC

Como levar o livro até quem mais precisa dele? Como garantir o direito à leitura em territórios onde o acesso ainda é um desafio?

Nesta roda de conversa, vamos refletir sobre as ações de promoção de leitura itinerante desenvolvidas pelo Sesc e por outras iniciativas no Brasil, que têm como objetivo aproximar o livro de comunidades fora dos grandes centros urbanos e de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A proposta é compartilhar experiências, debater estratégias e inspirar novas práticas que transformem o ato de ler em um direito acessível a todos. Afinal, encurtar a distância entre o livro e o leitor é também ampliar horizontes, fortalecer vínculos e promover cidadania.

Um encontro para quem acredita no poder da leitura como ferramenta de transformação social.

Adriana Cybele Ferrari
Bibliotecária com especialização pela PUC Campinas e MBA pela POLI USP. Assessora e Coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (2007-2015). Na Secretaria foi a idealizadora da Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa Lobos e Coordenou o Prêmio São Paulo de Literatura. Assessora do Gabinete do Reitor da Universidade de São Paulo (2015-2018). Presidenta da FEBAB (2014-2020). Atualmente é Chefe Técnica da Biblioteca Florestan Fernandes da FFLCH e Coordenadora Executiva da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ambas da Universidade de São Paulo – USP.. Membra do Comitê de Bibliotecas Acadêmicas e da Divisão da América Latina e Caribe da IFLA. Vice Presidenta da FEBAB.

Catia Lindemann
Bibliotecária formada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), é ativista da Biblioteconomia Social, com atuação em bibliotecas prisionais e mediação da leitura para populações socialmente vulneráveis. Atualmente, é Diretora de Comunicação e Publicação da FEBAB e representante da América Latina e Caribe no GT Prison Libraries da IFLA/UNESCO.

Iara Souto Costa
Bibliotecária formada pela Universidade Federal Fluminense com qualificação profissional em Gerenciamento de Projetos. Atua como Analista de Biblioteca coordenando a Rede de Bibliotecas do Sesc RJ. Com sólida experiência em bibliotecas públicas, mediação de leitura, curadoria de acervos e projetos de incentivo à leitura, desenvolve ações voltadas à democratização do acesso à informação e à valorização da cultura em diferentes territórios.

Libras | Audiodescrição | Gratuito | Livre