Família, Memória e Escrita
com Bianca Santana e Matheus Leitão
Mediação: Ana Paula Rocha
Sábado 02 AGO | 16H
CASA SESC
Aqui o público será convidado a refletir sobre a importância de disseminar memórias, investigar e narrar origens familiares, que, para além de ser um gesto íntimo, é uma contribuição relevante para a compreensão coletiva da história. Esta mesa reúne dois autores – Bianca Santana e Matheus Leitão – que transformaram percursos pessoais de pesquisa em obras de ampla repercussão pública e significado compartilhado.
Bianca Santana
Escritora, jornalista, doutora em ciência da informação e mestra em educação pela Universidade de São Paulo. Professora da FAAP, colunista da Folha e comentarista do Jornal da Cultura. Autora de “Quando me descobri negra”, “Continuo preta: a vida de Sueli Carneiro”, “Arruda e Guiné: resistência negra no Brasil contemporâneo” e dos infantis “Quem limpa?” e “Diálogos feministas antirracistas (e nada fáceis) com as crianças”.
Matheus Leitão Netto
Escritor e jornalista, com especialização em jornalismo investigativo pela Universidade de Berkeley, na Califórnia. Em 25 anos de carreira, trabalhou em veículos de imprensa como revista Época, Portal iG, Correio Braziliense, Folha de S. Paulo e Portal G1. Atualmente, é colunista da Veja. Venceu as mais importantes distinções de jornalismo da América Latina, como os prêmios Esso, Vladimir Herzog e o SIP, da Sociedade Interamericana de Imprensa. É também autor do best-seller “Em nome dos pais” e do documentário com o mesmo nome exibido na HBO, assim como do TEDx “O poder do diálogo e do perdão”. Seu trabalho como investigador revelou, entre outras informações, o nome de três dos torturadores de seus pais e o paradeiro do corpo de um desaparecido político brasileiro, Epaminondas Gomes de Oliveira.
Ana Paula Rocha
Coordenadora técnica de cultura no Sesc RJ, desenvolvendo projetos voltados para artes visuais e acervos. Doutoranda (CAPES) e mestre (Faperj Nota 10 e CNPq) pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Museóloga pela UNIRIO. Possui experiência em curadoria, gestão cultural e docência, esta última desenvolvida por meio de cursos realizados no Coletivo Negro Guerreiro Ramos, vinculado ao IFCS/UFRJ. É idealizadora da plataforma de arte e pensamento INTRUSA (@maisumaintrusa). Suas pesquisas recentes investigam os cruzamentos entre arte contemporânea, museus, memória, identidade nacional e dinâmicas urbanas.
Libras | Audiodescrição | Gratuito | Livre