Lançamento antologia poética “Onze bocas em torno da Baía” e EP LÍNGUA TUMULTO

com Heleine Fernandes, Natasha Felix e Tatiana Pequeno

Mediação: Marília Gorito

Domingo 03 AGO | 11h

CASA SESC

A poesia ganha voz, corpo e música no lançamento da antologia Onze bocas em torno da Baía e do EP LÍNGUA TUMULTO, frutos do projeto Núcleo de Formação em Experimentação Artística “Feminismos latino-americanos” do Sesc Niterói, reunindo as poetas Heleine Fernandes, Natasha Felix e Tatiana Pequeno, que compuseram o corpo de mentoria do projeto.

O encontro propõe uma escuta coletiva de trechos do EP, leitura de poemas e uma conversa sobre os processos de criação, os atravessamentos entre palavra e som e as potências da escrita coletiva.

Heleine Fernandes
Poeta, ensaísta, performer e pesquisadora de Poesia Contemporânea Negra-Brasileira. É professora de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora pela mesma instituição. Faz parte do NEA (Núcleo de expressões artísticas) Feminismos Plurais do Sesc Niterói desde 2022, como mentora e professora de escrita. Finalista do prêmio Jabuti, é autora de A poesia negra-feminina de Conceição Evaristo, Lívia Natália e Tatiana Nascimento (Malê, 2020), Nascente (Garupa e Ksa1, 2021/ Malê 2024), Voltar para casa (Telha, 2024) e A caravana (Fada Inflada, no prelo).

Natasha Felix
Poeta, performer e atualmente assistente de curadoria no Museu Vassouras. A artista foi destaque em ”Literatura e artes plásticas” pela revista Forbes Under 30 (2019) e participou de diversas antologias, revistas e projetos de performance. Dentre as publicações, destacam-se o livro de estreia Use o alicate agora (Edições Macondo, 2018) e a participação nas coletâneas As 29 poetas hoje (Companhia das Letras, 2019) e Nossos poemas conjuram e gritam (Quelônio, 2019). Inferninho (Círculo de Poemas/Fórforo, 2024) é seu livro mais recente. Há dois anos, realiza a performance APUPÚ – onde os corpos vibram, ao lado do DJ e produtor musical angolano Joss Dee e de artistas convidados. Em seu pesquisa artística, interessa-se por questões relacionadas à fugitividade, desejo, som e voz.

Tatiana Pequeno
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1979. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). Autora de diversos ensaios e textos críticos sobre literatura, femininos e psicanálise, publicou também cinco livros de poesia: Réplica das urtigas (2009), Aceno (2014), Onde estão as bombas (2019), Tocar o terror (2022) e Teoria da Ressecção (2023). Este último foi selecionado como semifinalista da edição de 2024 do Prêmio Oceanos.

Marília Gorito Silva
Bibliotecária formada pela UNIRIO e atua com promoção da leitura e mediação cultural. Trabalhou na Biblioteca Parque Estadual, no setor de Acessibilidade, e desde 2018 integra a equipe do Sesc RJ, com passagem pelo Sesc Niterói, onde foi responsável pela programação literária e pelo gerenciamento técnico da biblioteca. Criadora e coordenadora do Núcleo de Expressões Artísticas: Feminismos Latino-Americanos, também integra o projeto Mulheres Plurais e a curadoria da Paquetá – revista das artes. Desde 2025, atua como Analista de Literatura na Gerência de Cultura do Sesc RJ. Tem texto publicado na antologia Escritos de Memória (Nandyala, 2021).

Libras | Audiodescrição | Gratuito | Livre