Leitura fora da página: jogo, gesto e descoberta
com Carolina Sanches e Eliza Morenno
Mediação: Diogo Borges
Quinta 31 JUL | 10H
CASA SESC
Como expandir a experiência da leitura para além do texto impresso? A roda de conversa “Leitura fora da página: jogo, gesto e descoberta” propõe uma reflexão sobre práticas que reinventam a mediação da leitura a partir de outros suportes, linguagens e dinâmicas. As convidadas Carolina Sanches, educadora, pesquisadora e mediadora de leitura, e Eliza Morenno, contadora de histórias, atriz e mediadora de leitura, compartilham experiências que transformam o ato de ler em uma vivência sensorial, lúdica e coletiva.
Eliza Morenno
Atriz, escritora, produtora e idealizadora do projeto Bibliomala — premiado pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e reconhecido como referência em mediação de leitura. É graduada em Comunicação Social, formada em Teatro e especialista em Literatura Infantojuvenil pela UFRJ. Em 2024, lançou seu quinto livro pela Verso Livre, editora e coletivo artístico multilinguagem dedicado à mediação e democratização da leitura. Como curadora e pesquisadora, integrou o júri do Prêmio Cátedra 10 (UNESCO) e representou o Brasil no festival internacional BugaHistorias (Colômbia).
Carolina Sanches
Jornalista, pedagoga, escritora e ludóloga. É fundadora do LERCONECTA, um laboratório de narrativas multiplataformas para crianças. Especialista em projetos de Edutainment, articula Educação e Entretenimento em projetos online e offline. Atua como consultora pedagógica em trabalhos voltados para infância na área do audiovisual, apps, games digitais, boardgames, centros culturais, editoras e grupos educacionais com parceiros como Gloob, Rede Globo, Conspiração, Copa Studio, Flamma, Estricnina Desenhos Animados, Estrela Brinquedos, Casa Thomas Jefferson, Cultura Inglesa, Edify, Sesc, entre outros.
É curadora da Bienal do Rio da parte Infantil há oito anos, do Curto-Circuito – programação voltada para pré-adolescentes e também atua na Bienal nas Escolas. Como autora, lançou livros e jogos para crianças pela Estrela e MapaLab. São dez livros publicados. Criou o conceito “Leituras Elásticas”, que deu origem ao livro que é referência para quem produz para a infância. Acaba de lançar o livro “Cardume – A transformação começa na Educação Infantil” e o livro-jogo Alice na Toca do Coelho, com Janaina Tokitaka.
Diogo Borges
Poeta, contador de histórias e mediador de leitura. Trabalha na Gerência de Cultura do Departamento Nacional do Sesc coordenando ações literárias como o projeto de circulação Arte da Palavra e o Prêmio Sesc de Literatura.
Libras | Audiodescrição | Gratuito | Livre