Outros mundos possíveis

com Geni Núñez e Tiganá Santana

Mediação: Moisés Nascimento

Quinta 31 JUL | 20H
CASA SESC

A mesa reúne a escritora e psicóloga Geni Núñez com o cantor, compositor e pesquisador Tiganá Santana para uma conversa sobre a presença das cosmovisões africanas e indígenas deste lado do Atlântico. A proposta é abrir espaço para a escuta e a reflexão sobre como diferentes modos de saber, criar e viver podem ampliar os modos de vida no presente.

Geni Núñez
Ativista indígena guarani, escritora e psicóloga. Tem pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). É doutora no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGICH/UFSC). É membro da Comissão de Direitos Humanos (CDH), do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos/as (Abipsi). É coassistente da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY). É autora dos livros Descolonizando Afetos (2023), Jaci Jatere (2023) e Felizes por enquanto (2024).

Tiganá Santana
Professor do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), tradutor e multiartista. Foi o primeiro compositor brasileiro a conceber como compositor um álbum contendo canções em línguas africanas. Possui estudos e publicações, principalmente, em estudos da linguagem, filosofias africanas de referência bantu, tradução e artes. Sua tese de doutorado recebeu o “Prêmio Antônio Cândido” de melhor tese pela ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística). Entre suas produções mais recentes figuram a curadoria da exposição “Línguas Africanas que Fazem o Brasil”, no Museu da Língua Portuguesa (2024/2025), em São Paulo; e o lançamento do álbum “Caçada Noturna” (2024).

Moisés Nascimento
Cria de Serra Dourada, um dos fundadores dos projetos Zumbi Vem e SD Bibliobikesom, ambos na Serra/ES. Educador, músico, produtor cultural, é doutor em teoria literária (UFRJ) e atua como analista de literatura do Sesc Rio. Filho de Xangô, é Ogã de Oxóssi no Ilé Àṣẹ Ìṣégun Ọdẹ.

Libras | Audiodescrição | Gratuito | Livre