Roda de conversa “Crescer em tempos de tela: riscos, desafios e soluções”
com Daniel Becker e Gandhy Piorski
Mediação: Rafaela Medina
Quinta 31 JUL | 16H
CASA SESC
Em um mundo hiperconectado, como garantir uma infância saudável e equilibrada?
Nesta mesa de conversa, o pediatra Daniel Becker, pesquisador das culturas da infância Gandhy Piorski, discute os efeitos do uso excessivo de telas na infância — do sono ao comportamento, do corpo à mente. A mesa propõe uma reflexão sobre os impactos físicos, emocionais e sociais de uma infância cada vez mais mediada por dispositivos digitais. Serão discutidos caminhos para que pais, educadores e profissionais de saúde promovam uma infância mais ativa, conectada com o mundo real e centrada no bem-estar.
Daniel Becker
Pediatra, sanitarista, palestrante e escritor. Mestre em Saúde Pública pela Fiocruz, foi o primeiro médico brasileiro a atuar com os Médicos Sem Fronteiras e um dos criadores da Estratégia Saúde da Família, maior programa do SUS. Atuou por duas décadas em comunidades populares com o CEDAPS, ONG que fundou e dirigiu. Docente aposentado da UFRJ, é consultor de organizações como UNICEF, OMS e Instituto Alana, além de colunista do jornal O Globo. Referência nacional em saúde da infância, parentalidade e Pediatria Integral, Daniel participa de eventos nacionais e internacionais e é presença constante na mídia e em debates sobre infância, educação digital e sustentabilidade.
Gandhy Piorski
Artista plástico, pesquisador das práticas da criança em comunidades tradicionais, Teólogo e Mestre em Ciências da Religião. Realiza pesquisas nas áreas de culturas, produções simbólicas, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. No campo das visualidades, discute as narrativas da infância e seus artefatos, seus brinquedos e linguagens, criando com isso exposições, realizando curadorias, propondo intervenções.
Libras | Audiodescrição | Gratuito | Livre